Bebê nasce quase quatro meses após mãe ter morte cerebral

Publicado em 04/09/2019, às 18h44
Foto meramente ilustrativa | Pexels -

Vírgula

Um bebê que foi mantido vivo por quase quatro meses no ventre de sua mãe nasceu no último dia 15, anunciou o Hospital da Universidade de Brno, na República Tcheca.

LEIA TAMBÉM

A criança nasceu por cesariana, pesando 2,1 quilos e 42 centímetros. Ela permaneceu 117 dias sendo nutrida artificialmente pelos médicos, já que sua mãe teve morte cerebral em abril.

Na época, a mãe foi levada ao hospital inconsciente após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Suas chances de sobreviver eram pequenas, e as de seu feto de 15 semanas, menores ainda.

A morte cerebral foi declarada logo após a mulher chegar ao hospital. Enquanto isso, os médicos se concentraram para salvar o bebê. Eles colocaram a mãe em um sistema de gravidez artificial e até mexiam as pernas da paciente para que estimulasse o bebê a crescer.

Após a 34ª semana de gestação, com a presença do marido e da família da mãe, os médicos desligaram os aparelhos e a deixaram morrer. "Este foi realmente um caso extraordinário em que toda a família ficou unida. Sem o apoio e o interesse deles, nunca terminaria assim", disse Pavel Ventruba, chefe de ginecologia e obstetrícia do hospital.

Segundo o hospital, este caso simboliza um recorde da gravidez artificial mais longa em uma mulher com morte cerebral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros