Bebê transferido para tratamento em Brasília apresenta melhora e ganha peso

Publicado em 08/09/2015, às 12h01
-

Redação

Lucas Gabriel ganhou peso mas segue internado em hospital de DF (Crédito: Cortesia / Arquivo Pessoal)

O bebê Lucas Gabriel Almeida, transferido do Hospital Universitário de Alagoas (HU) para o Hospital Base do Distrito Federal (DF) no mês passado, dá sinais importantes de recuperação naquela unidade de saúde.

Lucas, que brevemente completará 4 meses de vida, passou a ganhar peso após iniciar uma dieta especial, com um suplemento importado dos Estados Unidos (EUA). A informação foi confirmada ao TNH1 pela mãe da criança na manhã desta terça-feira (8), Isabel Cristina Almeida dos Santos. "Estamos cheios de esperança", comentou.

Ainda de acordo com Isabel, seu filho está sendo acompanhado por uma junta médica e ainda não tem previsão de alta. "Pelo menos a possibilidade de algo mais grave j[a foi descartado, agora só precisamos descobrir quais alimentos ele poderá ingerir", acrescentou a mãe de Lucas.

Segundo a médica gastroenterologista que acompanhou o menino quando ainda estava em Alagoas, Eudócia Caldas, a suspeita é que Lucas tivesse uma síndrome rara relacionada à má absorção do intestino, de origem genética. Ele apresentava quadro de anemia, desidratação, desnutrição e, desde quando foi internado, passou por cerca de cinco transfusões de sangue.

O transporte aéreo de mãe e filho foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), após mediação entre a mãe de Lucas Gabriel e o serviço de assistência social do Hospital Universitário.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados