Benjamin Netanyahu desiste de formar governo em Israel

Publicado em 21/10/2019, às 16h53
Reprodução -

Exame

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo, e o presidente Reuven Rivlin informou que encarregará o opositor Benny Gantz da missão.

LEIA TAMBÉM

Netanyahu anunciou “para o chefe de Estado que renunciava a formar governo”, e este manifestou sua “intenção de transferir o mandato (…) o quanto antes (…) para o deputado Benny Gantz”.

As eleições legislativas antecipadas de 17 de setembro não permitiram a Netanyahu obter maioria para compor a nova administração – nem sozinho, nem com seus aliados.

O primeiro-ministro em fim de mandato acusou Gantz de ter se recusado a negociar nas condições desejadas por Netanyahu.

Benny Gantz também terá 28 dias para formar um governo, uma tarefa que se anuncia difícil.

Até o momento, todas as tentativas de formar um governo de coalizão foram frustradas.

O partido Azul e Branco de Gantz indicou em um comunicado que “o tempo de andar dando voltas terminou, agora é o momento de agir”.

“O Azul e Branco está decidido a formar um governo de união liberal, liderado por Benny Gantz, em quem o povo de Israel votou há um mês”, segundo a formação.

Com o termo “liberal”, a formação dava indícios de que limitará a influência dos partidos religiosos na hora de se formar uma coalizão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias