Bicho-preguiça flagrado em van: veja o estado do animal e qual será o destino

Publicado em 06/11/2025, às 15h43
- Agência Alagoas

Agência Alagoas

Ler resumo da notícia

O bicho-preguiça flagrado dentro de uma van, nessa quarta-feira (5), foi resgatado e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Maceió para receber os cuidados necessários. O órgão é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

LEIA TAMBÉM

O animal silvestre apareceu em uma via pública próximo a uma área de mata e, segundo informações de um passageiro, foi apanhado pelo motorista da van que fazia a rota Coqueiro Seco-Maceió. O caso repercutiu por meio das imagens do animal junto aos passageiros no veículo. O registro viralizou nas redes sociais e chamou a atenção da população.

 

Ao ser encaminhado para o Cetas, o bicho-preguiça, que aparentava estar saudável, foi avaliado pelos profissionais e devidamente alimentado, conforme explica a médica veterinária do IMA, Ana Cecília Pires.

“Felizmente, a preguiça está super sadia e tem grandes condições de voltar para a natureza. Ela será solta numa área de Mata Atlântica com acesso à alimentação, recursos hídricos e em um local protegido para que ela possa sobreviver e viver bem”, destacou a especialista.

Em casos como esse, a veterinária ressalta que é necessário acionar o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) para fazer o resgate de forma adequada e com toda segurança para não estressar ou machucar o animal.

“É importante salientar que capturar, maltratar ou matar animal silvestre é crime”, reforçou Ana Cecília.

Agência Alagoas

 

O animal encontra-se atualmente no Cetas, onde segue em monitoramento pela equipe técnica, formada por biólogos e médicos veterinários, para que seja destinado a uma das áreas de soltura, onde não correrá risco de predadores.

Em casos de irregularidades ou para resgatar animais em perigo, a população pode ligar para o número 190 ou diretamente para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo número (82) 9 8833-5879.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição