Biden diz que China sofrerá 'consequências' se ajudar Rússia

Publicado em 18/03/2022, às 16h52
Reprodução/Twitter -

Uol

A Casa Branca divulgou sua versão da conversa entre os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, ocorrida nesta sexta-feira (18) e disse que o líder norte-americano alertou para "consequências" em caso de apoio militar e econômico de Pequim a Moscou na guerra da Ucrânia.

LEIA TAMBÉM

Para Biden, essas "implicações e consequências ocorrerão [...] no caso de fornecimento de material de apoio à Rússia em seus ataques brutais contra as cidades ucranianas e os civis". O norte-americano pediu para que Xi "fique do lado certo" do conflito e disse que também está se "empenhando para uma solução diplomática da crise".

President Biden spoke today with President Xi Jinping of the People’s Republic of China about Russia’s unprovoked invasion of Ukraine. pic.twitter.com/SnpgobFiPz

— The White House (@WhiteHouse) March 18, 2022

A nota da Casa Branca ainda ressalta que os dois líderes concordaram "com a importância de manter abertos os canais de comunicação para gerir a competição entre nossos países".

Os dois presidentes ainda conversaram sobre a questão de Taiwan e Biden informou que "a política dos EUA sobre o território não mudou e garantiu que os EUA continuarão a se opor a qualquer mudança do status quo".

Conforme a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Xi fez um duro alerta contra Washington pelo apoio dados nos últimos anos aos separatistas de Taiwan e ressaltando que o território é "parte inalienável" da China. "Algumas pessoas nos Estados Unidos enviam sinais errados às forças de independência de Taiwan, algo que é muito perigoso. Se a questão não for gerida adequadamente, terá um impacto subversivo na relação entre os dois países e espero que os EUA prestem suficiente atenção sobre isso", disse o líder de Pequim. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias