Big Mac no Brasil é o mais caro do mundo, aponta ‘The Economist’

Publicado em 17/07/2018, às 23h08

Redação


LEIA TAMBÉM

O McDonald’s do Brasil tem o Big Mac mais caro do mundo, segundo o índice de preços da revista The Economist. No país, o sanduíche sai por 16,90 reais. Para chegar ao resultado, a publicação considerou o preço do sanduíche ajustado pela riqueza produzida pelos habitantes (PIB per capita).

Ao converter o valor do lanche para o dólar, o Big Mac brasileiro sai por 4,40 dólares – mais barato do que o vendido nos Estados Unidos, que sai por 5,51 dólares. No entanto, considerando o PIB per capita dos países, o The Economistafirma que o lanche deveria custar 41% menos no Brasil, o equivalente a 12,48 reais.

De acordo com o levantamento, o real está desvalorizado em 20,1% em relação ao dólar, pior nível desde janeiro de 2016 (-32%). Apenas duas moedas estão sobrevalorizadas em relação à moeda norte-americana, o franco suíço (+18,8%) e a coroa sueca (+5,8%).

O índice é calculado semestralmente pela revista britânica e leva em conta o preço do lanche do McDonald’s para analisar as taxas de câmbio de 56 moedas. O Big Mac foi escolhido para a comparação porque os ingredientes e custos envolvidos são similares em todo o mundo – dessa forma, serviria de indicador para distorções entre as cotações praticadas no mercado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros