Bloco do Prazer levará prevenção de ISTs às Prévias do Carnaval

Publicado em 16/01/2020, às 21h14
Neno Canuto - Secom Maceió -

Secom Maceió

Com uma mobilização que promete arrastar uma multidão pelo corredor da folia das prévias carnavalescas de Maceió, em Jaraguá, o desfile do tradicional Bloco do Prazer, que acontece no dia 14 de fevereiro, será o ponto alto da campanha da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o Carnaval 2020. O bloco, que é aberto à população em geral, fará sua concentração às 19h, na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá, em frente a Fundação Municipal de Cultura.

LEIA TAMBÉM

Criado há 26 anos pela Gerência do Programa, o Bloco do Prazer traz como novidade este ano a retomada do perfil solidário da ação preventiva de saúde, promovendo a troca das coloridas camisas do bloco por latas de leite Nestogeno 1, de 400g. Todo leite arrecadado será doado para crianças expostas à doença – de mães soropositivas – que não podem ser amamentadas, contribuindo assim com a prevenção da transmissão vertical do vírus.

“A iniciativa tem a finalidade de dar visibilidade ao tema e estimular os foliões a refletirem sobre sua responsabilidade social na luta contra a Aids, sem esquecer, é claro, de reforçar – de forma lúdica – a prevenção às ISTs e à Aids, fazendo com que toda a população fique atenta ao uso do preservativo não só no período carnavalesco, mas durante o ano inteiro”, frisou a gerente do Programa no município, Tereza Carvalho.

Para participar do bloco, o folião deve procurar os pontos de troca, a partir da próxima segunda-feira (20), levando uma lata de leite NESTOGENO 1 (de 400g, com validade mínima de 6 meses). Cada lata de leite dará direito a 2 (duas) camisas para a participação no desfile.

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde poderão fazer a troca de latas de leite pelas camisas na sala 105, do prédio-sede da SMS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. E para a população em geral, serão disponibilizados os seguintes pontos de troca:

A gerência do Programa reforça ainda que durante toda a campanha do carnaval, a SMS estará disponibilizando um total de 500 mil preservativos para distribuição aos foliões, por meio das unidades de saúde, ONGs e instituições parceiras. Além disso, o quantitativo também será distribuído – juntamente com orientações técnicas e material educativo – durante o desfile de blocos na orla da Pajuçara e Ponta Verde, no sábado (15 de fevereiro), iniciado com o Pinto da Madrugada.

“A ideia é utilizar o caráter lúdico da festa para despertar a conscientização da população em relação ao uso da camisinha, como estratégia para a redução da transmissão do vírus HIV”, ressalta Tereza Carvalho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês