Bola assinada por Neymar e roubada durante ataques em Brasília é devolvida à Câmara

Publicado em 09/02/2023, às 18h08
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados -

Agência Câmara

A bola assinada por Neymar está de volta à Câmara dos Deputados. O presente, dado pelo time paulista Santos Futebol Clube, foi roubado durante a invasão da Câmara dos Deputados por radicais defensores de um golpe de estado no dia 8 de janeiro.

LEIA TAMBÉM

A bola foi recuperada pela Polícia Militar de Sorocaba, em São Paulo, e em seguida repassada para Polícia Federal e por fim entregue ao Departamento de Polícia Legislativa da Câmara, o Depol.

Segundo o diretor-geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, o retorno do item ao lugar que ocupava desde 2012, quando foi doada, simboliza um avanço para que a instituição volte a funcionar normalmente.

“Este momento de receber esse presente que foi doado à Câmara de uma forma tão solene, tão simbólica, mostra mais um passo na recomposição da nossa estrutura, daquilo que a sociedade espera da Câmara, e do retorno da normalidade institucional”, disse.

O presente foi trazido para a Câmara como parte da comemoração pelos 100 anos do clube paulista e foi autografada pelos jogadores do time em 10 de abril de 2012.

A investigação sobre o autor do roubo está sob comando da Polícia Federal. De acordo com a PM de São Paulo, o suspeito confessou ter participado dos ataques e levado a bola. Ele foi ouvido e em seguida liberado, já que não havia flagrante ou mandado de prisão em aberto contra ele.

Infratores
O Depol já identificou mais de 40 infratores e está trabalhando na identificação de todos que invadiram a Câmara.

Com a recuperação da bola, ainda falta encontrar um item dos que foram levados no dia 8 de janeiro: a Pérola do Catar, como ficou conhecido o presente dado pelo ministro das Relações Exteriores e vice-primeiro-ministro do Estado do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani ao então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em 8 de setembro de 2019.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC