Bolsonaro defende fim de aulas para CNH e diz que 'não devia ter exame'

Publicado em 26/07/2019, às 18h00
Agência Brasil -

Uol

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o fim das aulas teóricas e práticas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na transmissão ao vivo semanal nas redes sociais, feita ontem. Na live, o chefe do governo federal chegou a dizer que "nem devia ter exame para nada".

LEIA TAMBÉM

"Eu, com dez anos de idade, aprendi a dirigir trator na fazenda em Eldorado Paulista [cidade do interior de São Paulo]. E acho que nem devia ter exame de nada. Parte escrita apenas e ir para prática logo. Não tem que cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer. Então, deveria ter uma prova prática e uma prova escrita ali. Seria o suficiente para tirar a carteira de habilitação", opinou Bolsonaro.

Em junho, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou resoluçãotornando opcional o uso de simulador para tirar a primeira habilitação e também a redução no número de horas-aula obrigatórias para o cidadão tirar a carteira de motorista.

O governo também apresentou recentemente projeto de lei ao Congresso prevendo alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) - como a ampliação na pontuação máxima para suspender o direito de dirigir e transformar em advertência por escrito a multa para quem trafegar com criança fora da cadeirinha. Além disso, a proposta também quer acabar com o exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E e aumentar a validade da CNH.

O projeto terá de passar pela aprovação dos deputados federais e senadores. Na transmissão ao vivo, Jair Bolsonaro voltou a defender o fim do simulador, o aumento na pontuação e a não obrigatoriedade do teste de drogas, alegando que eles são caros.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital