Bolsonaro inicia fisioterapia e muda medicação para soluços

Publicado em 26/12/2025, às 17h14
- Gabriela Biló - Folhapress

Uol

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou o processo de fisioterapia e mudou a medicação para melhoras os soluços, segundo boletim médico divulgado pelo hospital DF Star.

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu

Bolsonaro começou sua reabilitação com fisioterapia, mas segue em cuidados pós-operatórios. O ex-presidente passou ontem por uma operação de hérnia inguinal bilateral e segue internado no hospital DF Star.

 

Equipe médica realizou ajustes das medicações para soluço e para doença do refluxo gastro-esofágico. Além disso, Bolsonaro também iniciou "medidas farmacológicas para prevenção de trombose". Não há previsão de novos exames complementares ou procedimentos para hoje.

Segundo o cirurgião de Bolsonaro, Cláudio Birolini, não houve nenhuma intercorrência. "Ele tomou a anestesia geral, mas já acordou e está no quarto", explicou o médico à imprensa.

 

Os médicos avaliam novo procedimento contra o soluço. Eles estudam anestesiar o nervo que controla o diafragma. A medida será tomada se a nova medicação não surtir efeito.

Existe a preocupação com os efeitos colaterais. A intervenção pode dificultar a respiração de Bolsonaro. A decisão sobre o procedimento vai ocorrer no final de semana e uma eventual anestesia do nervo do diafragma seria feita na segunda-feira.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde 22 de novembro. O procedimento foi pedido pela defesa e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), na terça-feira. O ex-presidente cumpre prisão após condenação de 27 anos e três meses por liderar tentativa de golpe de Estado.

Visitas a Bolsonaro

Filha mais velha de Michelle, Leticia Marianna Firmo da Silva foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federa), a visitar o padrasto no hospital. A enteada é bastante ligada ao ex-presidente. Ela o visitava quase todos os dias durante o período de prisão domiciliar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Fisiculturista morre no MS após infecção por bactéria 'devoradora de carne' Cardume forma mancha escura na praia de Copacabana, no Rio Advogado criminalista é morto a tiros, e polícia investiga motivação Jovem tem dores no peito e morre na garagem de condomínio ao tentar sair para hospital