Bolsonaro se reúne com Valdemar Costa Neto e acerta filiação ao PL em 22/11

Publicado em 10/11/2021, às 15h30
Agência Brasil -

Uol

O Partido Liberal (PL) confirmou a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O governante bateu o martelo depois de um almoço com o chefe da sigla, Valdemar da Costa Neto, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A assinatura da ficha de filiação foi marcada para o dia 22 de novembro, em um "evento político" que será organizado pelo PL na capital federal.-

LEIA TAMBÉM

Costa Neto deve se pronunciar ainda hoje sobre a recepção ao presidente da República. Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando se desvinculou do PSL, legenda pela qual foi eleito chefe do Executivo federal.

Desde então, o presidente negociou com partidos de centro-direita, como Republicanos, Patriota e Progressistas. Nas últimas semanas, o diálogo com o PL avançou a partir do contato direto entre Bolsonaro e Costa Neto.

O desfecho, no entanto, dependia da disposição do partido para ceder ao grupo político de Bolsonaro indicações de candidatos em São Paulo no ano que vem (governo do estado e Legislativo federal).

Durante o almoço de hoje, as pendências foram solucionadas, e Bolsonaro então "bateu o martelo", segundo narram relatos de interlocutores próximos ao governante. Um deputado do PL afirmou hoje ao UOL que o acordo foi "bom para os dois lados".

Para Bolsonaro, afirma, porque proporciona um ambiente favorável à construção de uma ampla aliança com o centrão, com foco na reeleição. E, para o partido, pois receberá o presidente da República e dezenas de parlamentares fiéis ao seu ideário.

Há expectativa por parte do PL de se tornar, após as eleições do ano que vem, a maior bancada na Câmara dos Deputados. O último partido de Bolsonaro foi o PSL, do qual se desvinculou em 2019, um ano após vencer a disputa presidencial.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC