Bombeiro alerta para data de fabricação de registro e mangueira de botijão de gás

Publicado em 27/07/2023, às 16h23
Bruno Protasio / TV Pajuçara -

TNH1

Após o caso de explosão em possível vazamento de gás, na manhã desta quinta-feira, 27, em uma residência no Vergel do Lago, em Maceió, o Corpo de Bombeiros alertou sobre os cuidados que as pessoas devem ter na manutenção dos equipamentos na cozinha. 

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao Fique Alerta, o sargento Lacerda, bombeiro militar, explicou que é preciso estar atento ao prazo de fabricação de produtos como o registro e a mangueira que ficam acoplados ao botijão de gás. 

"O mais comum, infelizmente, é a falta de manutenção. Tanto a mangueira quanto o registro, nesse caso, estão vencidos. Por negligência, a pessoa acaba não substituindo esse material no prazo correto. Daí, infelizmente, acaba ocasionando nesse tipo de situação. Na ocorrência agora pela manhã, provavelmente foi o registro que estava danificado e veio a explodir pela pressão do gás".

"Tanto a mangueira quanto o registro têm prazo de validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Verifique a data de fabricação quando for comprar na loja". 

Dicas - "Quando for instalar o registro com a mangueira, é ideal que se peça ao instalador para que coloque uma bucha com um pouco de sabão, forme espuma e depois de instalado tanto o registro quanto a mangueira, coloca um pouco de espuma na saída do botijão e na mangueira e verifica se está formando bolhas. Se estiver formando bolhas, é porque está havendo vazamento. Tem que retirar o registro e recolocar, pode ter sido mal encaixado. Se continuar vazando, tem que substituir o registro e a mangueira", afirmou o sargento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês Corpo é resgatado após ser avistado boiando no mar da Praia de Ipioca Semed orienta pais e responsáveis sobre matrículas de crianças alocadas nos novos Gigantinhos Influenciador gringo que rodou o mundo visita Maceió e publica impressões sobre a cidade