Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia

Publicado em 20/01/2025, às 13h30
Guarda-vidas resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia - Ascom CBMAL

Agência Alagoas

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizaram, na manhã deste domingo (19), o resgate de cinco pessoas vítimas de afogamento na Praia do Mirante da Sereia, em Maceió. Entre os resgatados estavam quatro adultos e uma criança de 9 anos, que faziam parte de um mesmo grupo.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a guarnição de resgate, o grupo, composto por um menino de 9 anos, duas mulheres de 48 e 34 anos, e dois homens de 43 e 72 anos, estava próximo aos corais quando foi surpreendido por uma forte onda. A força da água arremessou as vítimas contra os corais, levando-as a cair em um canal, o que representou um risco iminente de afogamento.

Ao perceberem a situação de perigo, três guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) atenderam à ocorrência com rapidez. Apesar da força das ondas e da dificuldade de acesso, os bombeiros utilizaram técnicas específicas e equipamentos de salvamento para retirar as vítimas do mar com segurança.

Após o resgate, as vítimas foram avaliadas no local. Todas apresentavam escoriações leves devido ao impacto contra os corais. Elas receberam os primeiros socorros e foram liberadas em seguida, sem a necessidade de encaminhamento hospitalar.

O CBMAL reforça que banhistas e turistas devem evitar acessar áreas de corais, pois essas regiões apresentam riscos à segurança e podem causar acidentes graves. Além disso, o impacto nos corais pode gerar danos ao meio ambiente, prejudicando esse ecossistema sensível.

O que fazer em uma situação como essa? - Em caso como esses, é essencial chamar imediatamente os guarda-vidas que estão sempre a postos nas praias ou ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Nessas situações, mantenha a calma e evite lutar contra a corrente para prevenir cansaço desnecessário. Em vez de tentar nadar diretamente em direção à praia, a orientação é nadar paralelamente ou em diagonal, o que ajuda a sair da corrente e alcançar águas mais calmas.

As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são geradas pelo acúmulo de água na parte rasa devido à ação do vento e das ondas. Para evitar afogamentos, recomenda-se nadar em praias sinalizadas e com a presença de guarda-vidas. Sempre observe se há sinalização indicando alerta ou perigo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paciente encontra larvas em marmita servida na UPA do Benedito Bentes Família procura homem de 61 anos desaparecido há três dias no Santos Dumont Trabalhador de 63 anos morre após sofrer descarga elétrica e cair de andaime de 5 metros Renasce Salgadinho: parque linear terá cinco praças suspensas, piso de vidro e mais; veja detalhes