Bombeiros treinam para busca e resgate de vítimas em desabamentos

Publicado em 10/09/2019, às 12h08
Assessoria Bombeiros -

Redação do TNH1 com Assessoria

Na manhã da última segunda-feira, 09, os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) iniciaram os treinamentos de busca e resgate em estrutura colapsadas. O exercício ocorreu num depósito de construções, em Guaxuma. A programação é que todos os bombeiros da região metropolitana passem pelas instruções, preparando a tropa para uma ocorrência deste tipo.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a corporação, o treinamento busca preparar os militares para atuar, devido aos problemas causados pelas rachaduras no solo dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o que afetou a estrutura de inúmeros imóveis dessas regiões. 

Segundo o comandante do GBS, major Roberto Wanderley, “o objetivo é capacitar os bombeiros de forma proativa para possíveis atuações em desastres na capital e também no interior. A capacitação é muito relevante porque promove a valorização do desenvolvimento profissional que passa a estudar e revisar técnicas e evolui nosso serviço”.

Foto: Ascom Bombeiros

Para o comandante operacional da região metropolitana, tenente coronel Alan Leite, esse tipo de instrução é uma continuidade das ações que o CBMAL vem desenvolvendo para ocorrências desta natureza. 

“Nós conhecemos a demanda e o comando do GBS vem trabalhando na busca de cursos, materiais, equipamentos para que sua tropa esteja capacitada e pronta para agir. Os materiais estão chegando e este momento é a prática das ações, dando sequência ao nosso trabalho e temos mais planos até o final do ano, como cursos com outras corporações que são referência nessa área”, explicou o oficial.

Para o cabo José Alberto, integrante do GBS, treinar é essencial. “Tivemos mais uma manhã de atividades na área de BREC e foi muito importante para nossa missão. Já tivemos diversas instruções e estágios nessa área e hoje pudemos reavivar nossas doutrinas para estarmos sempre capacitados”, ressaltou o bombeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar