Botafogo demite técnico Renato Paiva após eliminação na Copa do Mundo de Clubes

Publicado em 30/06/2025, às 08h52
Renato Paiva fez história com vitória sobre o PSG - Vitor Silva/Botafogo

Redação

O Botafogo anunciou na madrugada desta segunda-feira a demissão do técnico Renato Paiva. A saída acontece menos de 48 horas depois da eliminação do clube para o Palmeiras nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Os cariocas foram derrotados por 1 a 0 na prorrogação, no sábado.
 
"O clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses - com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil", escreveu o Botafogo, em comunicado oficial.
 
Internamente, John Textor, dono da SAF do Botafogo, demonstrou insatisfação pela estratégia excessivamente cautelosa adotada por Paiva contra o Palmeiras. Em reunião com o elenco, o acionista americano fez questão de ressaltar a equipe desempenhando um futebol ofensivo.
 
"John Textor e a diretoria do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil", completa a nota.
 
O Botafogo retorna ao Brasil nesta terça-feira, 1º de julho. Os jogadores vão ganhar folga e voltam aos treinos na próxima semana, ainda sem data definida. A diretoria trabalha para o novo técnico estar com o grupo já na reapresentação do elenco. O próximo compromisso será no dia 12 de julho, em Brasília, no clássico com o Vasco pelo Brasileirão.
 
Formado no Benfica e campeão equatoriano pelo Independiente Del Valle, Renato Paiva chegou ao Botafogo sob desconfiança da torcida pelo trabalho ruim à frente do Bahia em 2023. Pesou contra o português a missão de substituir o compatriota Artur Jorge, campeão da Copa Libertadores e do Brasileirão pelo time carioca na temporada passada, e a impaciência dos torcedores depois de a diretoria demorar 55 dias para contratar o substituto, perdendo facilmente os títulos da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana para Flamengo e Racing-ARG, respectivamente.
 
Aos trancos e barrancos, o Botafogo viajou para os Estados Unidos classificado às oitavas de final da Libertadores - o adversário será a LDU, do Equador - e no G-6 do Brasileirão. Após o jogo adiado da equipe na rodada anterior, os cariocas se encontram na oitava colocação com 18 pontos, a seis do líder Flamengo, com 24.
 
Na primeira fase do Mundial, o Botafogo surpreendeu ao conseguir se classificar às oitavas de final apesar de ter caído no "grupo da morte". A equipe derrotou os anfitriões Seattle Sounders e bateu por 1 a 0 o PSG, atual campeão da Champions League. Na rodada derradeira, jogou com o regulamento debaixo do braço e perdeu para o Atlético de Madrid, mas se classificou por ter saldo de gols superior aos espanhóis.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"