Botafogo domina seleção do Bola de Prata 2024, e Estêvão faz dobradinha

Publicado em 09/12/2024, às 15h49
O campeão Botafogo dominou a seleção do Bola de Prata da ESPN - Vítor Silva / Botafogo

Eder Traskini, Flavio Latif, Vanderlei Lima, André Martins e Pedro Costa / Folhapress

O campeão Botafogo dominou a seleção do Bola de Prata da ESPN, premiação dada aos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. O anúncio dos vencedores foi feito no início da tarde desta segunda (9), em São Paulo, e também teve protagonismo do jovem Estêvão, do Palmeiras.

LEIA TAMBÉM

A seleção do Bola de Prata de 2024 é composta por: John; Bernabei, Bastos, Gustavo Gómez e William; Marlon Freitas, Alan Patrick, Savarino e Garro; Luiz Henrique, Estêvão. A escalação escolhida para o time ideal do campeonato foi o tradicional 4-4-2.

O Botafogo teve cinco dos 11 eleitos. O Alvinegro carioca só não teve um jogador escolhido para a lateral.

Ao todo, cinco times tiveram representantes na premiação entre os homens. Além do campeão, Corinthians, Cruzeiro, Inter e Palmeiras também tiveram atletas presentes na seleção do Brasileiro.

Estêvão é o jogador mais jovem a ganhar como Bola de Prata e também levou o prêmio revelação. Ele recebeu o prêmio com 17 anos, sete meses e 15 dias. No ano passado, Endrick foi eleito revelação, mas não esteve na seleção da cerimônia - ele era mais novo que Estêvão na época.

Artur Jorge ganhou o Troféu Telê Santana, de melhor técnico. O português do Botafogo superou Abel Ferreira e Roger Machado para levar o prêmio. Já Lucas Piccinato, do Corinthians, foi eleito o melhor técnico do Brasileirão feminino.

O Bola de Prata do Brasileiro feminino foi: Carlinha; Kati Fernandes, Daniela Arias, Luana Sartorio, Tamires; Vitória Yaya, Duda Sampaio, Micaelly e Vic Albuquerque; Gabi Portilho e Amanda Gutierres. O campeão Corinthians teve cinco jogadoras entre as 11 melhores do campeonato.

A definição dos nomes eleitos foi embasada na junção de opinião e estatística. Jornalistas da emissora atribuíram notas de 0 a 10 aos jogadores, com peso de 60% para a pontuação total do prêmio. Os outros 40% foram determinados a partir do DataESPN, algoritmo desenvolvido para analisar a performance dos atletas ao longo da competição.

CONFIRA A SELEÇÃO DO BOLA DE PRATA 2024

Outros prêmios

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

QUEM FICA NO GRUPO DO BRASIL? Assista ao sorteio da Copa do Mundo 2026 Retorno de zagueiro, dupla do ‘Timbu’ e mais: CSA anuncia seis novas contratações Camisa do hat-trick de Neymar contra o Juventude vai a leilão; saiba valores CSA é condenado em ação trabalhista de ex-jogador; veja o valor