Boto-cinza é encontrado morto em praia de Alagoas; espécie está vulnerável à extinção

Publicado em 22/03/2025, às 17h12
- Divulgação / Biota

TNH1

Um boto-cinza (Sotalia guianensis) foi encontrado morto na praia da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. O caso foi divulgado pelo Instituto Biota na tarde deste sábado (22).

LEIA TAMBÉM

O animal, que media 177 centímetros, foi encontrado já morto e encalhado na faixa de areia. De acordo com o Biota, a causa da morte não foi conclusiva.

Após a coleta de medidas e de material biológico, a carcaça foi enterrada na praia.

 

Divulgação / Biota
Divulgação / Biota

 

Espécie está vulnerável à extinção

Segundo o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o boto-cinza é um mamífero marinho de hábitos costeiros, que pode ser encontrado desde Honduras até o sul do Brasil.

Como a espécie habita, principalmente, em áreas costeiras - ambientes frequentemente afetados por atividades humanas -, ela foi classificada como Vulnerável (VU) à extinção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas