Boto-cinza é encontrado morto em praia de Alagoas; espécie está vulnerável à extinção

Publicado em 22/03/2025, às 17h12
- Divulgação / Biota

TNH1

Um boto-cinza (Sotalia guianensis) foi encontrado morto na praia da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. O caso foi divulgado pelo Instituto Biota na tarde deste sábado (22).

LEIA TAMBÉM

O animal, que media 177 centímetros, foi encontrado já morto e encalhado na faixa de areia. De acordo com o Biota, a causa da morte não foi conclusiva.

Após a coleta de medidas e de material biológico, a carcaça foi enterrada na praia.

 

Divulgação / Biota
Divulgação / Biota

 

Espécie está vulnerável à extinção

Segundo o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o boto-cinza é um mamífero marinho de hábitos costeiros, que pode ser encontrado desde Honduras até o sul do Brasil.

Como a espécie habita, principalmente, em áreas costeiras - ambientes frequentemente afetados por atividades humanas -, ela foi classificada como Vulnerável (VU) à extinção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE