BPEsc e SSP reúnem lideranças para criação do Conselho de Segurança Escolar do CEPA

Publicado em 20/04/2018, às 09h10

Redação

Na noite dessa quinta-feira (19), equipes do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) e da Chefia de Prevenção da Secretaria Segurança Pública (SSP) realizaram uma reunião com representantes da Secretária Estadual de Educação (Seduc) e da Comunidade Escolar do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada Antônio Gomes de Barros (CEPA), no bairro do Farol, em Maceió. 

LEIA TAMBÉM

O encontro teve como principal objetivo apresentar as ações que serão desenvolvidas pela Base Comunitária Escolar, a primeira do país na área, e a proposta de criação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar, que deverá ser formado por diretores, professores, alunos, entidades governamentais e moradores do entorno do Centro Educacional. Para o chefe de Prevenção da SSP, major Iran Rêgo, a criação do conselho “é fundamental para identificar, discutir, priorizar e propor soluções para os problemas de segurança que são enfrentados dentro e aos redores do CEPA”. 

Além de representantes da Seduc e da Comunidade Escolar, também estiveram presentes na reunião representantes do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), unidade que abrange a região, de associações de bairro e do Conselho Tutelar de Maceió. 

1ª Base Comunitária Escolar do país 

A base comunitária de segurança escolar é formada por militares, coordenada pelo Sargento Marrejone. Dentre os serviços prestados estão: a ronda escolar; visitas às escolas, para orientações e monitoramento, inclusive com palestras por meio do Núcleo de Articulação Comunitário Escolar (Nace). Além disto, visa prestar apoio psicológico à comunidade escolar por meio de instituições parceiras e acessibilidade a serviços médicos de urgência. 

“O objetivo é conscientizar, por meio destas abordagens e palestras, visando o combate à violência e a promoção da cultura de paz focada nos direitos humanos. Também estamos firmando parcerias com instituições de ensino para prestar este atendimento psicológico e ainda auxiliar em possíveis acidentes, prestando os primeiros socorros, inclusive estamos buscando apoio para contar com o pessoal especializado do Corpo de Bombeiros e Samu”, pontua o comandante do BPEsc, tenente-coronel Silvestre Soares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra Pilar conquista tricampeonato no Prêmio CRIA de Melhor Creche de Alagoas Polícia Militar abre investigação contra policiais suspeitos de homicídios em Penedo e Arapiraca