Brasil deve receber evento-teste para a Copa do Mundo; entenda

Publicado em 01/12/2025, às 15h58
- J.P. Engelbrecht / Riotur

ge

O Brasil deve receber uma edição da Copa América feminina no ano que vem. A competição seria um evento-teste para a Copa do Mundo, que será disputada no país pela primeira vez em 2027.

LEIA TAMBÉM

A sugestão partiu da Conmebol durante a reunião do conselho da entidade em Lima, na última semana. Segundo relatos, o presidente da CBF, Samir Xaud, aceitou a ideia. Na confederação brasileira, a possibilidade de o país ser a sede do torneio é considerada como muito provável.

As negociações ainda acontecem, mas, por óbvio, espera-se utilizar alguns dos estádios que também receberão as partidas do Mundial, em 2027. Os jogos devem ocorrer no meio da temporada.

A Copa América foi disputada neste ano no Equador e vencida pelo Brasil. Foram utilizados três estádios, todos em Quito.

Até 2022, o campeonato serviu para classificar seleções sul-americanas para a Copa do Mundo, mas para 2027 a Conmebol criou uma competição, a Liga das Nações, que termina no ano que vem e dará duas vagas diretas e duas de repescagem. O Brasil, por ter lugar garantido como país-sede, não participa.

Oito cidades receberão jogos da Copa do Mundo em 2027: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. O Maracanã será o local de abertura e da final do torneio. Serão 32 seleções em busca do título entre os dias 24 de junho e 25 de julho.

No Conselho da Conmebol, a CBF também sugeriu que as cidades do Rio de Janeiro e Brasília sejam consideradas para receber a final da Conmebol Libertadores de 2027 - Assunção, no Paraguai, e La Plata, na Argentina, também estão na disputa. No ano que vem, a decisão será em Montevidéu, no Uruguai.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

CRB encaminha contratação de defensor promessa de gigante do futebol brasileiro Messi no Newell's Old Boys? Dirigente do clube revela desejo de repatriar o craque argentino CRB tem dado alarmante contra adversários do G4 do Alagoano; entenda CSA: Fabrício Bigode analisa pênalti polêmico contra CSE e prevê 'final' no sábado