Brasil e Índia fecham acordo sobre minerais críticos e terras raras

Publicado em 21/02/2026, às 11h37
- Ricardo Stuckert/PR

Terra

Ler resumo da notícia

Brasil e Índia assinaram neste sábado, 21, um acordo sobre minerais críticos e terras raras. Em discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o acordo marca um avanço na parceria estratégica entre os dois países e reforça a cooperação nas áreas de energia renovável e transição energética.

LEIA TAMBÉM

“Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, afirmou Lula, ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modri.

O acordo, na prática, amplia a cooperação em minerais estratégicos para tecnologias como veículos elétricos, painéis solares, smartphones, motores de jatos e mísseis guiados. 

Segundo Modi, o entendimento “é um passo importante para construir cadeias de suprimento resilientes”. 

Ao término do discurso, em entrevista a imprensa, Lula destacou o potencial complementar dos dois países para a transição das economias e da governança globais

“Este é o encontro da farmácia do mundo com o celeiro do mundo. De uma superpotência digital com uma superpotência da energia renovável. Somos megadiversos e polos da indústria cultural. Defensores do multilateralismo e da paz", destacou Lula.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quem usa muito Pix e cartão vai ter que declarar Imposto de Renda? Gás do Povo: Caixa disponibiliza vale-recarga para 4,5 milhões de famílias em todo o país Prefeitura de Maceió antecipa salário do mês de fevereiro Atividade econômica brasileira cresce 2,5% em 2025