Brasil Mais Empreendedor chega ao Vergel com cursos gratuitos de empreededorismo

Publicado em 10/02/2022, às 19h29
Foto: UNIBH -

Ascom

No dia 14 de fevereiro, começa a qualificação de 30 empreendedores iniciais residentes no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Esses jovens, em situação de vulnerabilidade social, terão a oportunidade de participar do projeto Brasil Mais Empreendedor, realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), em parceria, por meio de termo de fomento, com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e contará com a coordenação técnica do Conselho de Jovens Empresários de Maceió (CJE Maceió). 

LEIA TAMBÉM

O lançamento do Brasil Mais Empreendedor em Maceió acontece no dia 14 de fevereiro, às 8h30, na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. A formação tem como objetivo principal promover transformações que estimulem a autonomia dos empreendedores iniciais, contribuindo para a melhoria no nível de renda e qualidade de vida dos participantes.

Marcos Rinaldi, gestor do projeto, esclarece que a qualificação será dividida em três partes: Curso de Iniciação ao Empreendedorismo; Criação de Logomarca; e Semi-Incubação.

“Na primeira etapa, os jovens empreendedores desenvolverão diferentes atividades voltadas para a estruturação do negócio, no qual, por meio de aulas expositivas, aprofundarão seus conhecimentos em gestão e empreendedorismo. A segunda etapa será destinada ao desenvolvimento da identidade visual. E a terceira, ao momento de colocar a ideia de negócio em prática”, detalha. 

O gestor acrescenta ainda que, no período de semi-incubação, os monitores do projeto farão o acompanhamento do desenvolvimento do plano de negócios e um call center será disponibilizado para sanar dúvidas.

Morgana Karla Lourenço de Santos, de 26 anos, é uma empreendedora inicial do no Vergel do Lago e participará da iniciativa. Ela conta que abriu seu próprio negócio no ramo de alimentação há cerca de 4 meses, mas possui dificuldades na gestão financeira.

“Comecei trabalhando apenas com produtos sob encomenda, mas recentemente percebi que havia uma oportunidade de ampliação do negócio e abri um ponto de venda físico. Isso tem se mostrado um grande desafio, pois tenho dificuldade em mensurar quantidades, precificar e definir investimentos, receitas, gastos fixos e variáveis”, comenta.

Em Maceió, até o final de 2022, a iniciativa deverá formar cerca de 300 jovens em 10 turmas, que acontecerão no decorrer do ano, e será realizado em diferentes localidades da capital alagoana.

Martin Oliveira, responsável pela coordenação técnica do projeto em Alagoas, comenta que a execução das demais turmas está em fase de planejamento, com a CJE de Maceió sendo a responsável pela sua operacionalização. “Faremos contato com associações e líderes locais para expandir a iniciativa e promover as demais turmas em diferentes localidades da cidade. Com isso, queremos alcançar o objetivo de ampliar os horizontes desses jovens e mostrar-lhes que, com capacitação, é possível trilhar um caminho de sucesso”, defende.

 Impacto social - Desde abril de 2019 a Conaje tem impactado jovens, de 16 a 39 anos, em situação de vulnerabilidade social por meio do Programa Brasil Mais Empreendedor.

Elane Maria da Silva Valeriano, de 29 anos, é um desses exemplos e aproveitou a oportunidade para fortalecer seu negócio no ramo de alimentação, além de estruturar um novo empreendimento. “O Brasil Mais Empreendedor me mostrou a importância do planejamento para qualquer área de atuação. Com o conhecimento adquirido, surgiu a ideia de empreender no ramo de bijuterias e, em breve, terei um novo negócio”, afirma.

Para saber mais sobre o programa, entre em contato com a CJE Maceió pelo email projetos.cje@gmail.com ou acesse www.conaje.com.br/projetos/Brasil-Mais-Empreendedor/.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sine Maceió oferece 300 vagas em cursos e encaminhamento para o mercado de trabalho Pesquisa aponta que 49% das mulheres brasileiras pretendem deixar seus empregos em até dois anos Justiça Federal em Alagoas abre processo seletivo para cadastro reserva do programa de residência judicial CNU tem resultado final divulgado nesta segunda-feira (16)