Testes da vacina contra dependência de crack e cocaína devem ser iniciados no Brasil

Publicado em 21/02/2026, às 13h20
- Arquivo

Só Notícia Boa

O Brasil deverá começar em breve os testes em humanos da vacina contra a dependência de crack e cocaína. Palavra do ministro da Educação, Camilo Santana.

LEIA TAMBÉM

Ele revelou esta semana, durante evento no Espírito Santo, que a vacina Calixcoca, entrou na fase de preparação documental. Depois disso, os ensaios clínicos em humanos poderão ser iniciados.

A vacina contra crack e cocaína foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais.

Resultados dos testes

O imunizante já passou por testes em laboratório e apresentou resultados inovadores em animais, com patente nacional e internacional.

O coordenador do estudo, Frederico Duarte Garcia, disse que a vacina produz anticorpos que se ligam à droga e impedem que ela atue no cérebro.

O tratamento funcionaria como complemento para pacientes que já estão em abstinência e buscam se manter longe da dependência.

Primeira do mundo

Se for aprovada, a Calixcoca poderá ser a primeira vacina do mundo criada para atacar os efeitos das duas drogas.

“Tem potencial de ser a primeira vacina antidoping do mundo e revolucionar o tratamento da dependência química”, afirmou o ministro.

Prêmio internacional

Em 2023, a vacina brasileira contra cocaína e crack da UFMG, venceu o Prêmio Euro Inovação de Saúde.

A Calixcoca ganhou na categoria “Destaque” por atuar de forma preventiva no tratamento de dependentes químicos.

A equipe de cientistas recebeu 500 mil euros, o equivalente a R$ 2,5 milhões do prêmio Prêmio Euro, organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que atua em 20 países.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quem eram as ciclistas que morreram em atropelamento em rodovia do RS Asa-delta com duas pessoas cai em praia do Rio de Janeiro e homem morre STF tem maioria para manter condenação de ex-cúpula da PMDF por 8/1 Empresário é preso por golpe de café e prejuízo de R$ 50 milhões