Brasileiro está entre feridos em acidente com bondinho de Lisboa; 17 pessoas morreram

Publicado em 04/09/2025, às 07h47
- Reprodução/Rede Social

João Gabriel de Lima/Folhapress

O consulado do Brasil em Portugal recebeu nesta quinta-feira (4) a informação de que há ao menos um brasileiro entre os feridos no acidente com o funicular da Glória, em Lisboa.
Ele sofreu apenas ferimentos leves, foi atendido num hospital de Sintra e já foi liberado, de acordo com o consulado.

LEIA TAMBÉM

O Elevador da Glória, conhecida atração turística na capital portuguesa, descarrilou na quarta-feira (3). Segundo o jornal O Público, o acidente foi causado por um cabo de segurança que se rompeu, fazendo com que o funicular se chocasse contra um prédio.

Segundo Margarida Castro Martins, diretora do Serviço de Proteção Civil de Lisboa, além do brasileiro, há cidadãos de mais dez nacionalidades entre os 21 feridos, sete deles em estado grave. Eles são quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadense, um italiano, uma francesa, um suíço e um marroquino.

Até agora são 17 mortos no acidente. Apenas um deles foi identificado: o português André Marques. Ele atuava como guarda-freios do funicular. O guarda-freios é o único funcionário desse tipo de veículo. Atua recolhendo bilhetes dos passageiros, abrindo e fechando as portas e acionando os freios em situações de emergência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira desaparecida há mais de 9 meses em Portugal é encontrada morta O que é bimboficação, fetiche adotado pelo marido de ex-secretária de segurança dos EUA Menina desaparecida há 32 anos nos EUA é encontrada viva Guitarrista do Fleetwood Mac é atacado por stalker nos Estados Unidos