Braskem celebra 30 anos da fábrica de PVC em Alagoas

Publicado em 23/11/2018, às 15h14
-

Redação

No próximo domingo, 25 de novembro, a Braskem celebra 30 anos da instalação e operação da planta industrial PVC AL, a primeira fábrica do produto construída em 1988 em Marechal Deodoro, permitindo que o Estado se transformasse no maior produtor de PVC da América Latina. Esta evolução caminhou lado a lado com a consolidação da indústria da química e do plástico em Alagoas, seja na chegada de novas indústrias, seja na formação e atração de mão de obra qualificada.

LEIA TAMBÉM

A fábrica começou sua operação com as plantas de MVC e PVC, ainda nos tempos da Companhia Petroquímica Camaçari (CPC) e da Companhia Alagoas Industrial (Cinal). Com a incorporação à Trikem, vivenciou uma evolução do trabalho e da produção, porém o grande salto – tecnológico, profissional e de processos – ocorreu com a chegada da Braskem, em 2002.

Já no ano de 2012, a fábrica contou com um grande investimento, inaugurando duas novas Plantas de MVC e PVC. Esta estratégia duplicou a capacidade de produção de PVC na planta industrial e consolidou sua posição de liderança no mercado.

Como resultado desse esforço, o ano de 2018 trouxe boas notícias: foi verificado que a fábrica atingiu novos recordes de produção. Os marcos atingidos foram de 187.064 toneladas na MVC2 e de 173.513 toneladas na PVC2, superando números de 2015 e 2014, respectivamente.

Além de ser um dos pilares do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, onde conta com clientes como a Krona e a Cooplastic, a PVC AL marca presença na economia regional, fornecendo matéria-prima para indústrias de grande porte como a Araforros, de Arapiraca, referência nacional na fabricação de produtos em PVC para a construção civil. E também abastece a Tigre, em Recife, líder do mercado brasileiro em seu segmento e um dos destaques na América Latina.

“O crescimento ao longo dos anos demonstra a confiança no negócio do PVC, desde a ampliação da capaci dade das plantas antigas à construção estratégica da planta nova. E confiança também nas pessoas que aqui trabalham, que construíram esse sucesso ao longo dos anos. Temos profissionais que estão aqui desde o começo e que, nesses 30 anos, avançaram em suas carreiras, assim como nós evoluímos na qualidade das resinas e nossa capacidade produtiva”, ressaltou Márcio Barretto, gerente de Produção da PVC AL.

O diretor industrial da Braskem em Alagoas, Álvaro Almeida, também destacou o marco comemorativo. “A presença da Braskem ao longo desses 30 anos de existência da fábrica de PVC em Marechal Deodoro, reforça o compromisso da empresa para com o estado de Alagoas. Atuar com excelência em produtividade, gestão de saúde, segurança e meio ambiente e respeito às pessoas é uma demonstração clara de comprometimento com o desenvolvimento econômico e social do Estado. Além disso, buscamos de forma incessante, atrair novos investimentos que não só contribuam para desenvolver a cadeia produtiva, com o também agregar maior valor aos produtos aqui fabricados”, realçou.

Utilização da matéria-prima

A sigla MVC significa Monômero Cloreto de Vinila, a partir do qual é produzido o Policloreto de Vinila, o PVC. Esta resina, por sua vez, é matéria-prima de vasta utilização na cadeia do plástico, sendo utilizada desde obras de saneamento e infraestrutura (tubos, conexões, portas, janelas, esquadrias e telhas, entre outros) até a fabricação de brinquedos, calçados, móveis e produtos médicos, sem contar a vasta utilização nas indústrias automobilística e alimentícia. 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e M&eac ute;xico, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar