Braskem e Prefeitura ampliam ações de segurança nos bairros afetados por rachaduras

Publicado em 14/09/2020, às 09h32
-

Assessoria Braskem

Os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto vão contar agora com uma Brigada Dedicada para apoiar as ações da Defesa Civil em caso de ocorrência de situações emergenciais na região. A brigada vai atuar exclusivamente para executar os protocolos de atuação previstos no Plano de Contingência (Plancon) da Defesa Civil e do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) da Braskem.

LEIA TAMBÉM

Essa ação está prevista no 4º Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió e estabelece a adoção de medidas importantes para a segurança da população local.  A brigada é formada por 12 bombeiros civis, que trabalham em três turnos, 24 horas por dia, todos os dias da semana. A equipe já foi capacitada em campo e passou por treinamentos específicos da Defesa Civil. Adicionalmente, três carros com sistemas de som instalados estão à disposição da Defesa Civil para inspeções e rondas e apoio na execução do Plancon.

O Termo de Cooperação Técnica prevê ainda a implantação de um sistema de videomonitoramento e a instalação de pórticos, sinais luminosos e cancelas de vias públicas. Algumas dessas ações já estão concluídas e em operação, como a contratação de serviços de brigada. As medidas firmadas garantem à Defesa Civil Municipal estrutura para monitorar as vias de maior circulação nos bairros. Estão previstas instalações de câmeras em ruas de maior circulação de veículos e pessoas, como a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, Rua Professor José da Silva Camerino e Rua Dr. Passos de Miranda (ladeira do Calmon). Para isso, a Braskem irá arcar com os custos do projeto, dos equipamentos e da instalação das câmeras nos locais indicados. Par a a exec ução desse monitoramento, a sede da Defesa Civil será estruturada para receber o centro de videomonitoramento.

A Braskem irá apoiar também com a estruturação de um espaço de atendimento aos moradores, o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), que será usado em situação de emergência. A Defesa Civil, por sua vez, fica responsável por orientar todos os moradores caso haja a necessidade de evacuação. E, para dar conhecimento aos moradores dos bairros das ações a serem adotadas em uma situação de emergência, a Braskem será responsável por apoiar a Defesa Civil na produção de conteúdo de comunicação, por meio de folders e mensagens em carro de som.

Termos de Cooperação Técnica anteriores

Em abril de 2019, a Braskem assinou o 1º Termo de Cooperação Técnica com as autoridades, que resultou na montagem de uma sala de monitoramento para a Defesa Civil, no Pinheiro, instalação de uma estação meteorológica e de aparelhos de monitoramento DGPS e a recuperação de vias públicas e do sistema de drenagem no Pinheiro.

Em dezembro, a empresa assinou um 2º Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura. Além de melhorias no sistema de monitoramento geológico da Defesa Civil e da doação de novos equipamentos, o Termo estendeu o monitoramento aos bairros do Mutange e Bebedouro, além do Pinheiro. O 3º Termo de Cooperação Técnica foi assinado em fevereiro de 2020 e definiu apoio às ações da Prefeitura nos processos de inspeção e demolição dos imóveis nas áreas de risco.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês