Braskem já tem projeto de drenagem superficial para o bairro do Pinheiro

Publicado em 05/04/2019, às 16h45
Secom Maceió/Marco Antônio -

Redação

A Braskem já elaborou o projeto de drenagem superficial que será implementado no bairro do Pinheiro, em Maceió. A medida foi proposta pela empresa e está prevista no plano de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica assinado com órgãos públicos. O objetivo é desafogar o sistema de drenagem já existente e amenizar o impacto dos picos de chuva em edificações, ruas e avenidas do bairro. O Pinheiro vem registrando rachaduras desde março do ano passado, quando a capital registrou um tremor de terra de 2,5 pontos na escala Richter. 

LEIA TAMBÉM

Estudos apontam que o sistema de drenagem existente no bairro tem capacidade de absorver aproximadamente 25% das águas das chuvas. Com a implementação do sistema superficial, paralelo ao já existente, a expectativa é de que essa capacidade chegue, no mínimo, a 50%. “Existe uma bacia, uma região mais baixa no meio do Pinheiro. Quando chove, toda a água vai para esta região e o sistema de drenagem não dá a vazão necessária”, declara o corpo técnico da Braskem.

A medida faz parte do pacote de ações mitigadoras de curto prazo apresentadas pela Braskem em parceria com os órgãos públicos que tem o objetivo de contribuir com soluções para o Bairro. Como parte de sua conduta empresarial responsável, a Braskem elaborou um plano de recomendações técnicas e incorporou a sugestão ao Acordo de Cooperação Técnica assinado com os órgãos públicos.

Como funciona

Para diminuir a sobrecarga no sistema já existente, a Braskem propôs criar um sistema paralelo, com manilhas robustas, de 70 centímetros de espessura, e instaladas a cerca de 50 centímetros de profundidade. A proximidade da superfície e os métodos não destrutivos de instalação permitem que as obras sejam realizadas mais rapidamente. As manilhas direcionarão a água para estações elevatórias ou lagoas de acumulação, que funcionam como uma espécie de reservatórios acumuladores de água. Em caso de chuva intensa, essas estações ou lagoas reservam a água por um tempo maior e depois liberam gradativamente no sistema de drenagem já existente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês