Brigitte Bardot namorou jogador do Flamengo e pôs Búzios na rota do turismo

Publicado em 28/12/2025, às 21h02
Brigitte Bardot - Reuters / Folhapress

Folhapress

Ler resumo da notícia

É uma passagem curta de sua biografia, inofensiva em obituários estrangeiros que lembram a trajetória de Brigitte Bardot neste domingo, quando sua morte, aos 91 anos, foi informada à imprensa. No entanto, para fãs e cinéfilos brasileiros, é difícil esquecer a passagem da atriz pelo Brasil, em 1964 --mais especificamente em Búzios, onde uma estátua em tamanho real a eternizou à beira-mar.

LEIA TAMBÉM

Bardot veio ao país para passar o verão, acompanhada do então namorado Bob Zagury, um marroquino-brasileiro que era jogador de basquete do Flamengo no Rio de Janeiro.

Símbolo absoluto do cinema e da cultura pop àquela época, a atriz buscava se distanciar do assédio da imprensa europeia. Foi Zagury quem a levou até Búzios, então uma pequena vila de pescadores no litoral fluminense, ainda fora do circuito turístico internacional.

Mas a fama de Bardot já era incontornável e não conhecia fronteiras. Prova disso é que, quatro anos antes, ela já havia virado uma marchinha de Carnaval, de Jorge Veiga, escrita por Miguel Gustavo -- "Brigitte Bardot, Bardot/ Brigitte beijou, beijou/ lá dentro do cinema todo mundo se afobou."

Relatos publicados na imprensa dão conta de que, ali, Bardot encontrou um ritmo de vida mais simples, caminhou pelas praias quase desertas e se misturou à paisagem e ao público com uma naturalidade que contrastava com sua condição estelar.

A atriz também passou pela capital fluminense e esteve no Copacabana Palace. Ela posou para fotógrafos no terraço, em registro que faz parte do livro "Copacabana Palace - Um Hotel e Sua História", do jornalista Ricardo Boechat, com fotos de Sergio Pagano e do arquivo do hotel.

Sua presença no Rio ajudou a transformar Búzios em notícia. Fotos acabaram publicadas em jornais de todo o mundo despertando a curiosidade de viajantes estrangeiros e dando início ao processo que faria do vilarejo um dos destinos mais famosos do Brasil nas décadas seguintes.

Bardot revisitou essa memória com ambivalência décadas depois. Em 2017, criticou a modernização da cidade em entrevista à emissora Radio France International, a RFI. "Guardo recordações únicas. Uma lembrança mágica, magnífica. Foi o lado selvagem do lugar que me seduziu. Mas o que Búzios se tornou hoje me deixa atordoada. É uma pena."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Rayssa Leal engata namoro discreto com prima de cantora bilionária, ex de Juliano Floss Detalhe romântico em chinelo de Bruna Marquezine chama atenção de fãs Kurt Cobain foi morto? Cientistas forenses questionam suicídio após nova análise da autópsia Ana Paula, do BBB26, revela quadro de constipação após 7 dias sem ir ao banheiro; entenda