BYD inaugura fábrica na Bahia e apresenta primeiro híbrido flex plug-in do mundo

Publicado em 09/10/2025, às 17h19
- Edson Moura / TNH1

Redação

A BYD inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 09 de outubro, a linha de montagem final de veículos em Camaçari (BA). O evento reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades dos três Poderes.

Durante o evento, a BYD apresentou do BYD Song Pro Híbrido Flex Plug-In, o primeiro carro plug-in no mundo abastecido com etanol. Uma frota dele será doado para ser usado na COP-30 no mês que vem no Pará. Todos os modelos Song Pro e King montados no Brasil serão híbridos plug-in flex.

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (9) na Bahia | Foto: Edson Moura / TNH1

 

O Pajuçara Auto marcou presença e acompanhou de perto a cerimônia que contou com a presença também do fundador da BYD, Wang Chuanfu, que em seu discurso compartilhou a visão que guia a companhia globalmente e sua aplicação no Brasil:

"Há 16 anos, criei os 'Três Sonhos Verdes' da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão", declarou o fundador. "Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.

Fundador da BYD esteve presente no evento | Foto: Edson Moura / TNH1

 

Song Pro Hybrid Flex Plug-In

Montado no Brasil, o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo é um BYD Song Pro em edição especial e limitada, que homenageia a COP30. Executivos globais e regionais da companhia também estiveram presentes, incluindo Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa; Tyler Li, CEO da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil.

BYD Song Pro Hibrido Flex foi apresentado | Foto: Edson Moura / TNH1

Fábrica em Camaçari-BA

A primeira planta industrial da BYD nas Américas está localizada na Bahia, onde antes funcionava a fábrica da Ford, fechada em 2021. Mesmo sendo no mesmo local, a montadora chinesa ergueu uma fábrica nova, na antiga Av. Henry Ford (nome do fundador da Ford) e que a partir de agora passa a se chamar Avenida BYD, mudança de nome aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia.

Divulgação BYD

Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia.

Divulgação BYD

Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.Durante reunião com o presidente Lula, Mr Wang Chuanfu fez um grande anúncio: confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano. 

Estoque já conta com unidades montadas no Brasil | Foto: Edson Moura / TNH1

Agora, com a nova projeção anunciada pelo fundador da empresa, a meta é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.Funcionando desde julho, a planta vem, nas últimas semanas, escalonando a velocidade de produção. Durante o evento já foi possível ver milhares de veículos produzidos na unidade baiana. Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas. Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado.

Estoque já conta com unidades montadas no Brasil | Foto: Edson Moura / TNH1

"Estamos muito orgulhosos de trazer ao Brasil a tecnologia que o parque fabril nacional merece, com o que há de mais moderno em produção de veículos. Esta data ficará gravada para sempre na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. A BYD acredita no potencial de expansão do mercado brasileiro, tem planos de longo prazo para uma população que merece veículos cada vez melhores e seguirá investindo para ajudar a aquecer a economia, gerar empregos e qualificar a força de trabalho", celebra Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa.

Linha de montagem já está em funcionamento | Foto: Edson Moura / TNH1

Ela complementa: "A presença do nosso fundador e do presidente Lula reforça que estamos todos unidos na construção de um novo Brasil e de uma nova indústria automotiva. Esta fábrica é 100% nacional, criada para que os brasileiros tenham acesso a carros melhores, mais modernos, conectados, tecnológicos e sustentáveis”.

Divulgação BYD

Unidade 14 milhões 

A cerimônia também celebrou um marco inédito: a produção do veículo de número 14 milhões da companhia no mercado global, uma edição exclusiva do BYD Song Pro, o modelo que conquistou os brasileiros e figura entre os eletrificados mais vendidos no país.

“Após dois anos de esforço de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, hoje nosso 14º milionésimo veículo sai da linha de produção equipado com o primeiro motor híbrido plug-in dedicado a biocombustível do mundo. Isso não é apenas um avanço tecnológico — é uma solução verde e sustentável feita sob medida para o Brasil”, declara Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.

Edson Moura / TNH1

Com o BYD Song Pro edição especial COP30, montado em Camaçari, a BYD atinge a marca de 14 milhões de veículos produzidos globalmente, apenas três meses após a entrega do carro de nº 13 milhões. Em perspectiva, a companhia levou 13 anos para completar o primeiro milhão de unidades, 18 meses para chegar a 3 milhões, 9 meses para alcançar 5 milhões, 11 meses para atingir 8 milhões, 4 meses para chegar a 10 milhões e 8 meses para produzir 13 milhões de veículos.

Divulgação BYD

O BYD Song Pro Edição Especial COP30 conta com o sistema super-híbrido plug-in flex, inédito no mundo. Sua edição limitada de 30 unidades será doada ao maior encontro global sobre mudanças climáticas, a COP30, reforçando o compromisso da BYD em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para acelerar a transição energética e apoiar o protagonismo do Brasil na agenda climática global.

Divulgação BYD

Tecnologia Hibrida Plug-In Flex

Este é o primeiro motor flex do mundo aplicado em uma arquitetura híbrida plug-in de base elétrica. O BYD Song Pro conta com a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), que o caracteriza como um veículo super-híbrido, com tração predominantemente elétrica. Nesse sistema, o motor a combustão funciona majoritariamente como um gerador de energia para a bateria, mesmo durante o deslocamento no modo híbrido. O resultado é uma experiência de condução muito próxima da de um veículo totalmente elétrico.

O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, fruto da cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, que é o combustível verde mais emblemático do país, o motor 1.5 litro do BYD Song Pro integra um conjunto que, combinado à tecnologia elétrica da greentech, oferece alto desempenho e eficiência.

Edson Moura / TNH1

"O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz renovável nacional, nossa produção e o agronegócio, além de oferecermos ao consumidor um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado à realidade energética do país. É um passo crucial para consolidar o Brasil como protagonista global em mobilidade sustentável", destaca Tyler LI, Presidente da BYD do Brasil.

A BYD é líder mundial em veículos eletrificados e ocupa a primeira posição no mercado chinês, à frente das montadoras tradicionais. A empresa domina todas as etapas do processo produtivo e detém tecnologias-chave no desenvolvimento de baterias, motores elétricos e sistemas de controle. 

No Brasil desde 2014, a greentech lidera com folga a transição energética. No acumulado do ano, responde por quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país (76,36%) e por mais de 1 em cada 4 híbridos (27,42%). Em agosto, a BYD alcançou a quarta posição no ranking de vendas do varejo, superando montadoras com décadas de atuação no país. Outro destaque é a expansão da rede de concessionários, que já ultrapassa 200  lojas, com meta de atingir 250 nos próximos meses. Atualmente, a empresa tem unidades em todos os estados, capitais e principais cidades do Brasil.

“Anunciamos no começo dessa semana que em menos de 3 anos a BYD ultrapassou os 170 mil carros vendidos no Brasil, uma conquista nunca antes vista no mercado nacional. Este expressivo avanço acontece graças a uma estratégia robusta e sólida, um plano de negócios transparente e que desde o princípio contou com a aposta e confiança de grandes e tradicionais grupos brasileiros que hoje compõem a nossa rede de concessionárias. Tamanho sucesso de vendas é uma união de diversos fatores e sabemos que os nossos carros têm grande diferencial para conquistar de vez os brasileiros. A BYD seguirá avançando no país, com planos de longo prazo para modernizar a frota brasileira com tecnologia, conforto, conectividade, segurança e muita energia. Não vamos parar até chegarmos na liderança total e absoluta de mercado, podem contar com isso”, conclui Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing da BYD do Brasil.

Reportagem: Edson Moura, direto da Bahia com assessoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Salão do Automóvel volta a acontecer após 7 anos com cobertura do Pajuçara Auto Toyota paralisa operação no Brasil após destruição de fábrica de motores em SP Exposição do Pajuçara Auto tem encontro de clássicos neste domingo no Maceió Shopping Pajuçara Auto comemora 16 anos com exposição no Maceió Shopping