Cachorro pode comer milho, pinhão ou pé de moleque?

Publicado em 25/06/2018, às 17h26

Redação


LEIA TAMBÉM

Impossível resistir às comidinhas juninas, e cães também podem provar algumas dessas delícias.
Em quantidades pequenas, eles podem comer pipoca, milho verde, pinhão. Tudo, claro, sem tempero.

Mas o tutor deve ter alguns cuidados. No caso da pipoca, o petisco deve ser oferecido sem aquele eventual milho não estourado por completo -que pode até provocar engasgos no pet. O pinhão é calórico, e não deve ser dado a animais diabéticos. Temperos podem causar distúrbios digestivos.

Quem quiser dividir o prato com o melhor amigo, deve servir as guloseimas como um petisco, e nunca como refeição.

Segundo Carla Maion, coordenadora técnica do Pet Nutri da Health for Pet, a quantidade depende do tamanho do cachorro, mas não deve ultrapassar 15% do que ele ingere de ração por dia.

Carla diz que o tutor deve suspender a oferta e procurar auxílio do veterinário se o animal sentir enjoo, náuseas ou apresentar fezes pastosas.

NEM PENSAR

Em épocas juninas, pé de moleque, paçoca e outras iguarias feitas à base de amendoim estão em todas as mesas e festas. Mas os animais não podem comer, assim como qualquer outro doce.

E alguns alimentos são tóxicos e podem afetar a saúde do bichinho. Ele deve ficar longe de chocolate, macadâmia, molhos temperados à base de alho e cebola e bebidas alcoólicas.

Caso o cãozinho roube uma dessas gostosuras, vale ficar atento a seu comportamento e avisar ao médico, conforme a quantidade ingerida ou mal estar apresentado.

De acordo com a veterinária, em alguns casos, o pet pode precisar até de medicações intravenosas para alívio de sintomas.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer