Flávio Gomes de Barros
O município de Arapiraca, Agreste de Alagoas, está autorizado a contratar financiamento de US$ 40 milhões "para modernizar a infraestrutura urbana, ampliar a mobilidade e investir em projetos de inclusão social e sustentabilidade", segundo informa a Agência Senado, ao registrar que a matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos da casa.
LEIA TAMBÉM
Com parecer favorável do senador Fernando Farias (MDB-AL), a mensagem presidencial 54/2025 depende a partir de agora, em caráter de urgência, para aprovação do Plenário e, se for autorizado, o contrato com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) terá prazo de 540 dias para ser assinado.
O programa "Arapiraca para Todos" prevê obras de requalificação de ruas e calçadas, construção de ciclovias e moradias de interesse social em bairros vulneráveis, reconexão de áreas periféricas ao centro urbano, construção de um novo mercado público, instalação de placas solares em prédios municipais e atualização da legislação urbanística.
Para o senador Fernando Farias, a iniciativa trará ganhos significativos para a população:
"Trata-se de um projeto abrangente de planejamento urbano, que alia desenvolvimento econômico e social a uma perspectiva de sustentabilidade ambiental. Com certeza trará enormes benefícios para o município de Arapiraca."
O contrato terá prazo total de até 15 anos, com carência de 54 meses e amortização em 126 meses, com o município oferecendo contrapartida de US$ 10 milhões - as liberações dos recursos ocorrerão entre 2025 e 2029.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar