Cães correm o risco de contrair dengue?

Publicado em 06/03/2024, às 07h30 - Atualizado às 07h30

Deisy Nascimento

Olá, gente! No blog de hoje vou ajudar a vocês a tirarem uma dúvida que hoje tem preocupado muitas pessoas do ponto de vista da saúde dos seus pets. Assim como nós, humanos, os cães podem contrair a dengue? Conversei com o médico veterinário e professor doutor da Universidade de Alagoas, Abelardo Silva Júnior, e ele respondeu algumas perguntas sobre o assunto. Vamos conferir?

LEIA TAMBÉM

1 – Cães e gatos também correm risco de contrair dengue?

Resposta: Os cães e gatos não podem ser infectados naturalmente pelo vírus da dengue.

2 – Quais os riscos de um mosquito infectado picar um cão ou gato?

O mosquito da dengue, Aedes Aegypti, também transmite o parasita Dirofilaria immitis, causador de uma doença chamada “dirofilariose”, que pode afetar cães e gatos, causando uma série de problemas de saúde nos animais de estimação.

3 – Quais os possíveis sintomas?

Nos exames clínicos pode-se observar sons anormais no coração e pulmões. Tosse, intolerância ao exercício, fraqueza, falta de ar. O animal pode apresentar hepatomegalia, desmaios e acúmulo de fluido na cavidade abdominal.

4 – Eles desenvolvem a doença?

Os cães e gatos não contraem aborviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). Entretanto, o animal por meio do Aedes Aegypt pode ser infectado pela Dirofilaria immitis.

5 – Como evitar que seja picado?

Para prevenir a picada de insetos no animal estes podem usar repelentes na forma de shampoo específicos, spray, comprimidos e coleiras repelentes.

6 – Eles podem contrair zika ou chikingunya ou não?

Não.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Evento Beneficente em prol do Abrigo São Cão Obesidade pet: como identificar e prevenir Como evitar que seu pet se machuque ao pular da cama ou sofá? Podcast PetVidaMcz retoma com debate sobre Saúde Única