Câmara aprova Lei Marília Mendonça; entenda do que se trata

Publicado em 13/12/2025, às 08h38
- Reprodução / YouTube

g1

Ler resumo da notícia

Foi aprovada na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (12), o Projeto de Lei Marília Mendonça, que reconhece a música caipira e sertaneja como manifestações da cultura nacional. A proposta agora segue para o Senado, onde será analisada e passará por nova votação.

LEIA TAMBÉM

O texto aprovado pelos parlamentares é de autoria da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), apresentado em novembro de 2023. A justificativa é que a música é uma expressão cultural que desempenha um papel fundamental na formação da identidade de um povo e na preservação de suas tradições e histórias.

De acordo com a proposta aprovada pela Câmara, a lei visa destacar a música caipira como uma manifestação artística que reflete a vida, os valores e as tradições do povo brasileiro que vive no interior do país.

Outro ponto citado no projeto é garantir o incentivo ao ensino da viola caipira, como forma de dar continuidade à tradição musical caipira e sertaneja. "A viola é um instrumento característico desse gênero musical, e promover sua aprendizagem contribui para a transmissão do conhecimento e das técnicas necessárias para a sua prática", diz o texto.

O Projeto de Lei passou antes pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso o Senado aprove a lei, ela passará a valer a partir da sua publicação.

Marília Mendonça morreu em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos, quando o avião em que estava caiu depois de atingir um cabo de energia em Piedade de Caratinga, Minas Gerais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Laudo da PF descarta necessidade de hospitalização para Bolsonaro Dor no estômago leva mulher a exame e ultrassom revela gravidez de oito meses Homem escala prédio e invade apartamento de advogada para assaltá-la Mulher dada como morta pelo Samu tem alta após 19 dias internada