Câmara aprova uso obrigatório de focinheira para cães de grande porte em Maceió

Publicado em 21/08/2025, às 13h00
A regra vale para animais que apresentem histórico de agressividade ou que representem risco à segurança pública - Foto: Freepik

Ascom CMM

A obrigatoriedade do uso de focinheira para cães de grande porte ou de raças consideradas potencialmente perigosas foi aprovada na sessão desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Maceió. O projeto de lei de autoria do vereador Cal Moreira estabelece normas para a condução dos animais pelas ruas da cidade.

LEIA TAMBÉM

O texto teve unanimidade dos votos dos vereadores presentes e agora segue para a sanção do prefeito JHC. O objetivo da lei é garantir a segurança da população, dos animais e dos condutores, por isso determina que além da focinheira, o cão esteja com coleira e guia curta de condução.

A regra vale para animais que apresentem histórico de agressividade ou que representem risco à segurança pública, quando estiverem em locais públicos ou de livre circulação de pessoas, como praças, parques, vias públicas e estabelecimentos comerciais. Também será obrigatório nos casos em que a pessoa que conduz não tenha condições físicas para o adequado domínio do animal.

O texto prevê ainda que o condutor deve ser maior de 16 anos e estar em pleno domínio físico e mental, e o cão deve estar identificado. Ficam isentos da obrigatoriedade os animais de forças policiais ou de resgate, quando estiverem em serviço. Em caso de descumprimento, o animal poderá ser apreendido e o condutor, multado.

Cal Moreira justificou a iniciativa apontando os incidentes envolvendo ataques de animais, registrados em diversas cidades do Brasil, que deixam danos físicos e psicológicos às pessoas atacadas. Além disso, cita que algumas raças exigem cuidados especiais.

“A aprovação dessa lei é de suma importância para prevenir incidentes, proteger a integridade física e psicológica das pessoas, promover a segurança pública e garantir o bem-estar dos animais, refletindo um avanço na regulamentação da convivência responsável entre humanos e animais”, argumentou o vereador.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição