Câmara colombiana aprova acordo de paz com as Farc

Publicado em 01/12/2016, às 14h29

Redação

A Câmara dos Representantes da Colômbia referendou nesta quarta-feira, por maioria absoluta, o acordo de paz assinado no dia 24 de novembro entre o governo e as Farc que foi aprovado na terça, também de forma esmagadora no Senado.

LEIA TAMBÉM

Com 130 votos a favor, o plenário da câmara aprovou o segundo acordo feito pelas partes para encerrar os 52 anos de conflito armado e agora o caminho fica livre para proceder sua implementação.

“Gratidão com Congresso pelo histórico respaldo a esperança de paz dos colombianos”, escreveu o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em sua conta no Twitter.

A bancada do partido opositor Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, se retirou da discussão no momento da votação.

Enquanto isso, o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, disse também pelo Twitter que com 130 votos a favor e nenhum contra, fica aprovado o novo acordo de paz com o que “está referendado e pronto para a implementação”.

A aprovação no legislativo veio em meio a um acalorado debate onde a voz do governo, liderado pelo negociador-chefe, Humberto de la Calle, reiterou que ao novo acordo foram incorporados “o maior número possível de mudanças, 57 das 60 propostas”.

O presidente Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como “Timochenko”, assinaram no dia 24 de novembro, no Teatro Colón, em Bogotá, o texto em discussão, onde foram incorporadas a maioria das propostas do “não”, opção vencedora do referendo realizado no dia 2 de outubro, quando foi rejeitado o primeiro acordo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos