Câmara cria 14.419 cargos federais, quase quatro vezes o que Temer prometeu cortar

Publicado em 03/06/2016, às 07h13

Redação

Uma grande polêmica foi compartilhada pelos internautas brasileiros nessa quinta-feira, 2, depois que foi noticiado que, em sessão noturna e a pedido do presidente em exercício, Michel Temer, a Câmara dos Deputados aprovou 15 projetos de reajustes salariais de servidores de diversas carreiras públicas federais. O reajuste médio concedido foi de 21,5%, divididos em quatro anos.

LEIA TAMBÉM

Sem fazer alarde, a Câmara também aprovou a criação de 14.419 cargos federais — quase quatro vezes os 4.000 postos comissionados que Temer prometeu ceifar neste ano. A autorização parece ter passado sem que os deputados percebessem.

A criação dos cargos estava no projeto de lei que concedeu aumento a servidores da Suframa, aprovado em meio aos reajustes salariais que trarão impacto de R$ 58 bilhões às contas públicas.

O governo não divulgou um número oficial, mas cálculo feito pelo Broadcast aponta que os projetos terão impacto de pelo menos R$ 56 bilhões até 2019 nos cofres públicos sem contar o chamado "efeito cascata". 

Além de passar pelo Senado, será necessário realizar concursos para preencher os postos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Perícia da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia o mais breve possível para tratar hérnia Projeto propõe doação de sangue ou medula como alternativa a multa por infração leve de trânsito Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria