Câmara de Maceió aprova PL que cria incentivos fiscais para o bairro de Jaraguá

Publicado em 20/08/2019, às 20h09
Reprodução/Assessoria -

Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, em regime de urgência e com realização de sessão extraordinária de acordo com o Regimento Interno da Casa, nesta terça-feira (20), mensagem do Executivo que institui a Política de Benefícios e Isenção para Habitação no bairro de Jaraguá. A Casa de Mário Guimarães também aprovou mais duas mensagens oriundas da Prefeitura, sendo uma que cria a premiação por resultado, em decorrência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para as escolas da Rede Municipal de Ensino, e outro que altera os nomes de algumas ruas para viabilizar o Projeto Nova Maceió de pavimentação, drenagem e esgotamento, lançado pela Prefeitura na segunda-feira.

LEIA TAMBÉM

“A prefeitura municipal vem buscando soluções de baixo custo e alto impacto socioespacial para promover, de modo eficiente, a ocupação do bairro do Jaraguá. O objetivo é criar um pacote de incentivos fiscais para que o bairro se torne, novamente, parte importante da rede de relações sociais e econômicas da cidade de Maceió”, diz parte da justificativa do PL do Executivo.

Com a aprovação, o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB) destacou mais uma vez a participação efetiva do Legislativo em colaborar com o Executivo, agilizando a tramitação das matérias.

“São iniciativas importantes, sobretudo a que cria a política de incentivos fiscais para empresas voltarem a se instalar aqui em Jaraguá, bairro de grande valor histórico, de acentuada e destacada arquitetura e que já fez, também, parte da boemia de nossa capital. Hoje, infelizmente, ao longo dos anos perdeu um pouco de sua referência, e agora a Câmara aprova PL do Executivo dando incentivos para que novas empresas, pequenos negócios e até pessoas voltem a morar em Jaraguá. Quando nos mudamos do Centro para cá em 2018, também o fizemos para ajudar nesse processo de revitalização da localidade, seguindo o que já havia sido feito pela Prefeitura, que passou a funcionar aqui antes da Câmara”, destacou Kelmann Vieira.

Já sobre a premiação para escolas que atingirem meta 5,0 no IDEB, o presidente da Câmara disse que o PL vai fazer com que as unidades da Rede Municipal de Ensino sigam melhorando o rendimento que tem apresentado ao longo dos últimos anos.

“Em 2013, as escolas municipais de Maceió tiveram crescimento no IDEB de 25% de melhoria; em 2015, o crescimento foi de 37% e, em 2017, subimos para 52%, tudo prova de que as escolas da capital têm se empenhado para que a qualidade do ensino cresça ainda mais. Dessa forma, a iniciativa da Prefeitura em premiar aquelas unidades que atingirem 5,0 no IDEB é uma forma de impulsionar ainda mais a qualidade”, comentou o presidente da Câmara.

Divergências

Já o líder do governo na Casa, vereador Samyr Malta (PSDC), destacou a importância do debate entre os parlamentares sobre os pontos divergentes entre situação e oposição. No caso do projeto de incentivos fiscais, o vereador de oposição Francisco Sales (PPL) apresentou três emendas que foram derrubadas em Plenário.

“As divergências existem e devem sempre ser entendidas como naturais, fazem parte do jogo democrático. Estamos todos buscando o melhor para Maceió e, nesse processo, muitas vezes nossas concepções são antagônicas, mas cada um vota de acordo com sua consciência, prevalecendo a vontade da maioria”, avaliou Malta.

Nossa Senhora dos Prazeres

Antes da sessão ordinária desta terça-feira (20), o presidente da Casa recebeu das mãos do padre Tito Régia da paróquia São Miguel Arcanjo, na Colina, a imagem da padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. No próximo dia 27, se comemora o Centenário da Arquidiocese de Maceió e da padroeira. Este ano, o Poder Legislativo recebeu uma réplica da imagem da santa que vai ficar na Casa de Mário Guimarães.

"Agradeço mais uma vez ao padre Tito por nos trazer a imagem de nossa padroeira e peço a ela que possa nos iluminar aqui na Casa, diante de nossas decisões para o bem de Maceió", destacou Kelmann.

Para o padre, o Centenário da Arquidiocese de Maceió representa a igreja atuando com plenitude tanto no Evangelho de Cristo quanto em áreas como educação e serviços sociais da capital e do estado de Alagoas. A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres também foi celebrada no Plenário da Câmara com a execução de hinos religiosos executados pela Banda de Música da Casa Dom Bosco, da Fundação João Paulo II, no bairro de Santa Amélia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Projeto propõe doação de sangue ou medula como alternativa a multa por infração leve de trânsito Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria Senado discute mudar precedente do caso Dilma e deixar presidentes mais expostos a impeachment