Câmara de Vereadores de Pilar acata recomendação do MP e suspende aumento dos salários

Publicado em 17/03/2021, às 13h24
Assessoria MPAL -

Assessoria MPAL

O presidente da Câmara de Vereadores do município do Pilar, por meio da Resolução 01/21, decidiu acatar a recomendação expedida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), representado pela Promotoria de Justiça local, primando pela suspensão do pagamento do aumento dos subsídios dos vereadores até o dia 31 de dezembro de 2020. Também ficou oficializada a restituição do que receberam indevidamente em 2021.

LEIA TAMBÉM

No documento, o presidente da Câmara afirma que a aprovação pelo Plenário se deu em regime de urgência e dispõe em quatro artigos que, em razão da vedação contida no art. 8º , I, da Lei Complementar 173/2020 fica provisoriamente suspensa a implementação do aumento dos subsídios dos vereadores que havia sido estabelecido pela Lei 778/2020. Também ficou aprovado que os parlamentares farão o ressarcimento dos valores, em seis parcelas, com a primeira devolução definida ainda em março. A Resolução deixa claro que tal suspensão se dará até 31 de dezembro de 2021.

O Ministério Público de Alagoas adotou a medida da Recomendação após constatar no Portal da Transparência da Câmara de Vereadores do Pilar, o aumento do subsídios dos vereadores do referido município, passando os mesmos de R$6.012,60 (seis mil e doze reais e sessenta centavos) para R$7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).

Na ocasião, o promotor de Justiça, Sílvio Azevedo, ressaltou que o não atendimento da recomendação poderia implicar em ações contra o Legislativo do município do Pilar, e foi enfático ao afirmar que era inconcebível, o aumento de subsídios num momento pandêmico, ferindo a lei complementar federal que proibia até 31 de dezembro de 2020 quaisquer tipos de reajustes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC