Câmara mantém veto ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais

Publicado em 18/11/2015, às 20h09
-

Redação


A Câmara dos Deputados manteve, por insuficiência de votos, o veto ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) quanto ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Eram necessários 257 votos para derrubar o veto na Casa e houve somente 220 votos. Outros 190 deputados votaram a favor do veto. Dessa forma, não haverá votação no Senado.

O veto parcial 42/15 seguiu decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), decidiu pela inconstitucionalidade do financiamento privado de campanhas por empresas com base na legislação em vigor antes do projeto.

Ao vetar a matéria, o Executivo assumiu argumentos do Supremo de que o texto “confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático”.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PL da Dosimetria será analisado na CCJ na quarta-feira Carla Zambelli renuncia a cargo de deputada, e Motta vai dar posse a suplente Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria Carlos Bolsonaro anuncia renúncia do mandato de vereador pelo Rio e ida para SC