Redação
Quem conhece a montanha de camarões crocantes do Biroska Brasil (@biroska_brasil), sabe que o prato é único em textura, sabor, volume e elegância. É mais de um quilo no prato. O crustáceo, na companhia da cerveja gelada, é um espetáculo, e com pirão é um Deus nos acuda. A chef do boteco é Cleide Maria, mas quem leva a fama é o seu esposo, Carlos. Ele tem a tarefa de comprar o camarão, é garçom e caixa, em suma, o todo-poderoso do estabelecimento que fica no bairro da Ponta Grossa.
LEIA TAMBÉM
Os camarões (barba roxa) são fritos com casca e das cabeças dos crustáceos apenas são retiradas as antenas. O tempero é sal, com uma leve camada de farinha. Fica bem crocante e é impossível comer apenas um. Quando liguei para a Birosca para fazer reserva do camarão, a filha de seu Carlos, Silvia, disse que a porção dava para quatro pessoas, e destacou que a casa não trabalhava com o crustáceo pequeno. Realmente, a porção de um quilo é bem generosa. E o pirão, minha Nossa Senhora dos Prazeres, é de comer rezando. A guloseima é preparada ao caldo da cabeça do peixe, ova, e vem com pedaços do dito cujo.
Mais de 1kg de camarão, pirão de peixe e arroz, tradição alagoana
Conheci o Biroska Brasil em 2017, e foram muitas conversas para o Carlos me deixar fazer a reportagem e publicar a matéria no meu blog, até que chegamos a um acordo: teria reportagem só com telefone, sem endereço. Porque, até hoje, é preciso reservar para comer o melhor camarão crocante do Brasil, quiçá do mundo. E continua o mesmo, com a porção para quatro pessoas ficarem felizes.
Caldinho tem mais siri do que caldo, padrão do Biroska
História – O cheiro das peixadas em casa enfeitiçou o vizinho de Carlos e, em nome da boa amizade, ele pediu que a sua esposa fizesse uma especialmente para o amigo (e que acabou sendo a primeira de várias). “Minha mulher cozinha muito bem, então pensei, vou fazer para vender”, lembra Carlos, o que deu certo. Já o vizinho, que inspirou o comércio, como cliente compareceu poucas vezes nos três anos de vida da Biroska Brasil. Carlos deixou a profissão de técnico de eletrônica e se dedica ao boteco que, de fato. O lugar é para quem curte boteco sem frescura e, lembrando, é preciso reservar para comer o melhor camarão crocante do mundo (meu).
As postas de peixes também são generosas
Biroska Brasil (@biroska_brasil)
Preço: camarão crocante com pirão e arroz (para 4 pessoas) – R$108,00/ Não aceita cartão
Funciona de terça a domingo 10h30 as 15h30
Funciona de terça a domingo 10h30 as 15h30
Rua Santos Dumont, 34 – Ponta Grossa/ Telefone: (82) 98727-7566
LEIA MAIS