Câmera flagra carreta sem freio entrando em área de escape de rodovia no Paraná

Publicado em 10/03/2023, às 14h33
Reprodução -

Francisco Lima Neto / Folhapress

Uma câmera de monitoramento flagrou um caminhão sem freio no momento em que ele entra numa área de escape da BR-376 no Paraná e consegue parar. O veículo seguia sentido Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM

O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira (9), por volta das 16h, no km 671. De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a via, a carreta transportava 36 toneladas de óleo vegetal e perdeu o freio.

O flagrante mostra que a carreta que seguia na faixa da esquerda, em alta velocidade e conseguiu atravessar as outras duas faixas da pista até entrar na área de escape, que reduziu a velocidade e parou o veículo. O motorista não teve ferimentos.

Por volta do meio-dia, outra entrada ocorreu na área de escape do km 667, quando uma carreta com 8 toneladas de miúdos perdeu os freios e adentrou 35 metros da saída. O condutor e os dois passageiros passam bem.

Ainda segundo a concessionária, a área de escape tem 85 metros e serve como um recurso de emergência para motoristas de veículos que apresentem problemas nos freios na descida da Serra.

Esses escapes são construídos nas margens das rodovias -principalmente em trechos de descida da Serra- com objetivo de auxiliar a frenagem de veículos desgovernados.

A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 m -preenchida com cinasita (argila expandida, similar a utilizada em vasos de plantas).

A lógica é semelhante à aplicada em pistas de automobilismo (caixa de brita) e faz com que o veículo reduza a velocidade a zero- minimizando ao máximo possíveis danos ao veículo e preservando a condição física dos condutores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário