Câmera interna de catedral mostra ação de atirador em Campinas; assista ao vídeo

Publicado em 11/12/2018, às 17h50
-

Redação

Uma câmera do circuito interno de segurança da Catedral Metropolitana de Campinas (SP) mostra ação do atirador no início da tarde desta terça-feira (11). Ao menos quatro pessoas morreram e outras três ficaram feridas. O atirador, de cerca de 30 anos, se matou assim que policiais militares entraram no local.

LEIA TAMBÉM

No vídeo, obtido pela Folha, o atirador aparece no lado esquerdo da tela logo após o término da missa. De repente, ele se levanta e passa disparar contra um grupo de pessoas sentada logo atrás dele. Ele caminha dentro da catedral e aparentemente recarrega a sua arma. Dois PMs entram logo em seguida.

Segundo a polícia, o atirador é atingido pelos PMs, mas se mata logo em seguida. Veja o vídeo:

Caso

Os tiros foram disparados no momento em que ocorria a missa das 12h15. A PM diz ter registrado um chamado pelo 190 às 13h25, com uma pessoa dizendo que um homem de camiseta azul e calça jeans entrou na catedral, fez os disparos e, na sequência, se matou.

O secretário municipal de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, afirmou que o homem já teria entrado na igreja atirando . "A intenção era atirar. Ele já atirou 'fatalizando' as pessoas. Não tinha nenhum motivo específico que não fosse a loucura dele", completou Baggio.

Outras quatro pessoas foram atingidas pelos disparos e sobreviveram. Elas foram socorridas pelos bombeiros e pelos médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levadas para os hospitais Mário Gatti, HC de Campinas e o Beneficência Portuguesa.

Os bombeiros informaram que os sobreviventes vão passar por cirurgia para a retirada dos projéteis que atingiram partes vitais. O estado de saúde deles não foi divulgado.

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição fica na principal área comercial da cidade, próxima à rua Treze de Maio. Em frente à catedral, o major Paulo Monteiro, do Corpo de Bombeiros, declarou que a principal preocupação agora é o atendimento aos sobreviventes. "Pelo horário, havia um fluxo de pessoas, tinha bastante gente na igreja. Os socorros já foram feitos, e os óbitos, detectados", disse o major.

Por meio de nota, a arquidiocese de Campinas informou que a catedral está fechada para o atendimento às vítimas e para a realização das investigações da polícia. "Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor", segundo trecho do comunicado.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem que forjou acidente após matar esposa é preso em velório da vítima PF cita 'declarações efusivas de carinho' entre juiz e Bacellar: 'Você é irmão de vida' Caminhão tomba em cima de carro, e quatro homens morrem em rodovia Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará