Campanha do MPE/AL orienta pais a evitarem consumo de álcool na frente dos filhos

Publicado em 25/02/2017, às 14h21

Redação

A partir deste sábado (25), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) estará presente nos festejos carnavalescos com as peças publicitárias “Mau exemplo. Não pega bem!” e “Não caia na folia”, que combatem o consumo de bebida alcoólica e tabaco na frente de menores de idade e o uso de drogas. A campanha de caráter educativo visa proteger crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM

Responsável pela iniciativa, a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, que atua na defesa da infância e juventude, entende que o poder público pode contribuir com a conscientização de jovens e adultos quando a própria família se omite na proteção dos menores de 18 anos.

“Educação nunca é demais. Embora os riscos do consumo de bebida alcoólica, tabaco e drogas sejam aparentemente de domínio público, ainda vemos muita gente fazendo uso deles. No caso do consumo de bebidas e tabaco pelos pais, está comprovado que a prática influencia os filhos. O exemplo vale mais do que a palavra. A campanha é direcionada, acima de tudo, para família em defesa da família”, disse.

Barra de São Miguel

A campanha do MPE/AL terá início no carnaval da Barra de São Miguel, mas também se espalhará por outros municípios alagoanos. As peças publicitárias serão fixadas em bares, restaurantes, hotéis e pousadas, de modo que alcancem turistas e moradores. O Conselho Tutelar do Município distribuirá centenas de folhetos em comunidades da cidade.

“Trata-se de uma campanha educativa em que o Ministério Público, ao lado da rede de proteção existente na Barra de São Miguel, contribuirá para divulgar as Leis nº 13.106/2015 e 11.343/2006, alertando proprietários de estabelecimentos comerciais e população em geral acerca da sua responsabilidade para com as crianças e adolescentes”, explicou a promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti.

Titular da Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, que tem o Município da Barra de São Miguel como termo, Stela Valéria enfatiza o engajamento da prefeitura da cidade na iniciativa do Ministério Público. Segundo a promotora de Justiça, o apoio do poder público municipal será fundamental para a iniciativa alcançar seus objetivos durante o carnaval.

O que diz a lei

De acordo com a Lei 13.106/2015, é crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica a menores de 18 anos. A pena varia de dois a quatro anos de detenção, mais o pagamento de multa, que vai de R$ 3 mil a R$ 10 mil. O estabelecimento comercial ainda corre o risco de interdição.

Já a Lei nº 11.343/2006 criou o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, que definiu medidas para prevenção ao uso ilegal de entorpecentes, bem como a atenção e reinserção social de usuários e dependentes químicos. A legislação também estabelece as penas de advertência, prestação de serviços comunitários e medidas educativas para quem for flagrado com drogas, mesmo que para consumo pessoal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitos de Alagoas discutem limite para cachês de artistas em festas municipais Justiça determina suspensão de passeios turísticos irregulares na APA Costa dos Corais Palestra reflete arquitetura das habitações modernas para além da estética Artnor: artesãos transformam tradição familiar em legado cultural