Campanhas contra a poliomielite e de multivacinação encerram nesta sexta-feira, 30

Publicado em 29/09/2022, às 14h33
Foto: Reprodução/SMS -

Ascom SMS

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente se encerra nesta sexta-feira (30). Em Maceió, a cobertura vacinal do público-alvo da campanha contra a poliomielite atingiu 32,98%, com 17.098 doses aplicadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Saúde de Maceió orienta que pais e responsáveis levem as crianças de um a menores de cinco anos para imunização contra a doença, que pode levar a sérios problemas de saúde.

“A paralisia infantil é uma das enfermidades imunopreveníveis que já havia sido controlada graças a vacinação da população. Pedimos o comprometimento dos pais para aumentarmos o índice de imunização dessas crianças, evitando, assim, a reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, que já causou tantos problemas de saúde em tempos passados”, pontuou a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Amorim.

Eunice lembra, ainda, que o Município trabalha para imunizar, de forma indiscriminada com a vacina VOP (Vacina Oral de Poliomielite), no mínimo 95% das 51.846 crianças de um a menores de cinco anos de idade que estejam com o esquema primário completo da vacina VIP (Vacina Inativada da Poliomielite).

Locais de vacinação - Com exceção da vacina BCG – que é aplicada em quatro unidades referenciadas, devido ao prazo de validade pós abertura do frasco – as vacinas pertencentes ao Calendário Básico de Vacinação da criança e do adolescente estão disponíveis em todas as salas de vacinação do Município, de segunda a sexta-feira.

A atualização vacinal também pode ser feita em três pontos fixos, com horários diferenciados.

Confira os locais

Para receber as vacinas, seguras e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o público-alvo deverá apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização. As crianças devem comparecer aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsável.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório