Campanhas de imunização são prorrogadas; saiba onde se vacinar em Maceió

Publicado em 04/11/2020, às 11h28
Foto: Pei Fon / Secom Maceió -

Secom Maceió

As campanhas de vacinação contra poliomielite (crianças de 01 a 04 anos), multivacinação para atualização do esquema vacinal (crianças e adolescentes até os 15 anos) e contra o sarampo (adultos de 20 a 49 anos) foram prorrogadas até 27 de novembro nas unidades de saúde de Maceió.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, mas, com relação ao sarampo, houve a reintrodução do vírus. 

“Isso aconteceu em 2018 e desde então a circulação do vírus do sarampo se mantém ativa, tendo Maceió, em 2020, um caso de sarampo confirmado. Diante deste cenário, é importante que a população procure uma unidade de saúde mais próxima para atualização da situação vacinal, assim reduzindo o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças”, disse.

Dados da Gerência de Imunização da SMS, que seguem sendo atualizados, apontam que a campanha de vacinação de poliomielite vacinou 12.882 crianças (22,25%). Já a do sarampo imunizou 76.594 adultos de 20 a 49 anos. 

Em caso de sintomas respiratórios ou febre, as pessoas não devem buscar a vacinação, precisando respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas para se vacinarem.

Confira as unidades de saúde


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados