Campeã de xadrez processa a Netflix por 'O Gambito da Rainha'

Publicado em 17/09/2021, às 10h56
Charlie Gray/Netflix -

UOL

Nona Gaprindashvili, uma das maiores enxadristas do mundo nos anos 1970, entrou com um processo contra a Netflix devido ao que afirma ser uma "falsidade devastadora, minando e degradando suas realizações diante de uma audiência de muitos milhões" e pedindo que a linha sobre ela não enfrentar os homens seja removida.

LEIA TAMBÉM

No episódio final da série, um locutor narra xadrez jogada a jogada enquanto a heroína fictícia do programa, retratada por Anya Taylor-Joy, compete em um torneio culminante em Moscou. No entanto, ele menciona uma mulher assistindo à partida, sendo ela a Nona Gaprindashvili, mas diz que a enxadrista nunca enfrentou homens.

Segundo representantes legais de Gaprindashvili, "a alegação de que Gaprindashvili 'nunca enfrentou homens' é manifestamente falsa, além de ser altamente nojento, sexista e em tom de menosprezo".

Nona foi a primeira mulher a ser nomeada Grande Mestre. Agora com 80 anos e morando em Tbilisi, Geórgia, ela ficou triste ao saber que o programa de televisão havia apagado seus muitos sucessos contra oponentes do sexo masculino.

"A Netflix descaradamente mentiu sobre as conquistas de Gaprindashvili pelo propósito barato e cínico de 'elevar o drama' por fazer parecer que seu herói fictício conseguiu fazer o que nenhuma outra mulher, incluindo Gaprindashvili, havia feito", afirma a defesa da enxadrista.

Em punição e indenização pela difamação, Gaprindashvili espera receber no mínimo 5 milhões de dólares (R$ 26,2 milhões, na cotação de hoje).

Em um comunicado, a Netflix afirmou ao The Hollywood Reporter: "Netflix tem o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa queixa não tem mérito e vamos defender essa posição vigorosamente".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos