Campeonato Alagoano 2018: fique por dentro da competição que começa hoje

Publicado em 21/01/2018, às 09h00

Redação

De cara nova. É de novo formato que o Campeonato Alagoano 2018 começa neste domingo (21) com rodada completa. O Estadual deste ano terá apenas nove times, será disputado em turno único e será decidido no tradicional mata-mata. O PSCOM vai cobrir a competição com transmissões ao vivo pela Rádio Pajuçara FM e o Portal TNH1, além das matérias no Pajuçara Futebol Clube, da TV Pajuçara.

LEIA TAMBÉM

A versão 2018 do Campeonato Alagoano traz CRB e CSA como os grandes favoritos ao título. São as duas maiores forças do estado. Os rivais representam Alagoas nas principais competições do país, inclusive na Série B do Campeonato Brasileiro. O Azulão, que tem 37 títulos e é o maior campeão do Alagoano, luta para quebrar a série de 10 anos sem levantar a taça. Do lado vermelho, o Galo briga para manter a hegemonia dos últimos anos e conquistar o tetracampeonato. 

Por fora, os times do interior tentam surpreender. Destaque com a forte cidade de Arapiraca, o ASA passa por reformulação e adaptações. O Alvinegro caiu para a Série D do Brasileiro ano passado e tem que driblar os problemas financeiros. Ainda assim, não foge da luta. A competição de tiro curto pode ajudar o Fantasma a fazer frente perante os rivais. 

Remando contra a maré, Coruripe, CSE, CEO, Santa Rita, Dimensão Saúde e Murici também apontam de frente para a correnteza financeira. O Murici, por exemplo, só confirmou o elenco e a comissão técnica há pouco mais de uma semana. O Dimensão voltou à elite do futebol alagoano após conquistar o título da Segundona em 2017 e chega para tentar fincar bandeira na primeira divisão.

Rodada de estreia 

Todos os quatro jogos serão disputados neste domingo (21), às 16h. Veja os confrontos abaixo:

CRB x CEO - Estádio Rei Pelé, em Maceió;
Santa Rita x CSA - Estádio Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata; 
ASA x Dimensão Saúde - Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca;
Murici x Coruripe - Estádio José Gomes da Costa, em Murici. 

Como será?

O regulamento deste ano é simples. Os nove clubes se enfrentam em turno único. Em número ímpar, a tabela vai proporcionar a folga de um time por rodada. Os quatro primeiros avançam para a semifinal, que será disputada com o primeiro pegando o quarto, enquanto o segundo joga com o terceiro. Os times de melhor campanha na primeira fase mandarão o segundo jogo em casa.

Em caso de empate em pontos ganhos na semifinal, o critério de desempate segue a ordem de melhor saldo de gols nas duas partidas. Se a igualdade for mantida, se classifica o time de melhor campanha na primeira fase.

Na final, o mandante do jogo de volta será o time que tiver a melhor campanha somadas todas as fases anteriores. Em caso de empate em pontos ganhos, o melhor saldo de gols nas duas partidas é o primeiro critério para desempatar. Se o empate persistir, o campeão será decidido nos pênaltis.

Vagas

O campeão alagoano conquistará vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2019. O vice-campeão fica com a vaga na Copa do Brasil 2019.

Terceiro lugar

Os times eliminados na semifinal disputarão o terceiro lugar, que dá uma vaga na Copa do Brasil 2019. O time de melhor campanha nas fases anteriores vai ser o mandante no segundo jogo. Em caso de empate nos pontos ganhos na disputa do terceiro lugar, os critérios são os mesmos definidos para a final do campeonato.

Clássico

Com esse formato de turno único, há apenas um clássico entre CRB e CSA confirmado para o Estadual, e o mandante será o Galo. A decisão aconteceu em sorteio no Conselho Arbitral, em novembro passado. Ficou definido que o mando será dividido em 70% do estádio para o mandante e 30% para a torcida visitante. Em comum acordo, os clubes e a FAF decidiram que a renda desse jogo será dividida em 50% para cada clube. 

Rebaixados

Os clubes classificados em 8° e 9° na classificação final do campeonato serão rebaixados para a Segunda Divisão do Alagoano 2019.

Assim como em 2017, apenas o time campeão da Segundona Estadual 2018 conquistará o acesso para a elite do futebol alagoano 2019, que contará com oito clubes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadores denunciam propostas para facilitar jogo no Campeonato Alagoano Botafogo quita dívida, deixa transfer ban da Fifa e pode inscrever atletas CBF divulga tabela da Série B do Campeonato Brasileiro; veja todos os jogos CSA x Cruzeiro-AL: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações