Canadá pretende receber mais de 1 milhão de imigrantes nos próximos 3 anos

Publicado em 11/01/2019, às 23h02
Vancouver, Canadá | Pixabay -

VEJA.com

O Parlamento do Canadá anunciou planos de oferecer mais de um milhão de residências permanentes a imigrantes entre 2019 e 2021. A quantia representa um acréscimo de quase 1% da atual população canadense a cada ano.

LEIA TAMBÉM

Com políticas migratórias flexíveis, o país recebeu mais de 286.000 residentes permanentes em 2018 e estima que esse número irá alcançar os 350.000 este ano. A projeção ainda é de 360.000 em 2020 e 370.000 em 2021.

“Graças aos recém-chegados que recebemos por toda nossa história, o Canadá se desenvolveu no país forte e vibrante de que nós tanto gostamos”, disse Ahmed Hussen, ministro canadense de Imigração, Refugiados e Cidadania (IRCC), que pediu C$5,6 milhões para financiar as iniciativas de reassentamento.

Hussen, que é um refugiado da Somália, afirmou que o fluxo irá ajudar a compensar o envelhecimento e descréscimo das taxas de natalidade do país, além de aumentar a força de trabalho.

A postura amigável do Canadá sobre novos moradores contrasta com a postura de outras nações do Ocidente, incluindo os Estados Unidos, que estão adotando medidas migratórias mais restritivas. Desde que assumiu, em 2016, o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau é dedicado especialmente em oferecer proteção aos refugiados.

Em 2017, diante de decretos restrititos do presidente americano Donald Trump, Trudeau já havia manifestado seu apoio ao recebimento de migrantes: “Àqueles que estão fugindo da perseguição, do terror e da guerra, o Canadá irá recebê-los, independentemente de sua fé. A diversidade é a nossa força”, dizia a mensagem, republicada por mais de 700 mil pessoas.

O Acnur, agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima que em 2017 o número de expatriados bateu um recorde histórico, com 68,5 milhões de pessoas sendo obrigadas a deixar seus lares. O balanço de 2018 ainda não foi divulgado pela agência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto