Candidato a deputado e quatro colaboradores são assassinados no México

Publicado em 27/06/2018, às 18h41

Redação


LEIA TAMBÉM

Um candidato à deputado local do México e quatro membros de sua equipe foram assassinados com tiros na segunda-feira (25) quando se dirigiam a um comício em um povoado de Oaxaca, no sul do país.

Emigdio López Avendaño, de 50 anos, concorria pelo distrito que abrange as áreas de Ejutla de Crespo e Sola de Veja, no Estado de Oxaca, pelo partido Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o mesmo do candidato à Presidência que atualmente se encontro na frente das pesquisas, Andrés Manuel López Obrador.

Segundo a polícia, um grupo de homens armados em motos organizou uma emboscada contra o candidato e seus acompanhantes quando eles chegavam ao povoado de Ejutla de Crespo para realizar o comício. Além dos cinco mortos, o ataque deixou outras duas pessoas feridas.

O coordenador da campanha de Avendaño e outras pessoas que viajavam em um carro que ia atrás do veículo do candidato conseguiram escapar da emboscada e chegar ao povoado para chamar a polícia, que resgatou os feridos e os transportou para o hospital. O candidato e os quatro membros de sua equipe morreram no local.

Lamento el asesinato de Emigdio López Avendaño, candidato a diputado local en Ejutla, Oax. Así como el de Saúl Vásquez Villegas, Olga Lidia Vásquez Sánchez, Apuleyo Cruz y Florencio Ramírez. Mi sentido pésame a familiares. Que autoridades actúen y castiguen a los responsables

— Andrés Manuel (@lopezobrador_) 26 de junho de 2018

López Obrador condenou o assassinato e enviou suas condolências à família do candidato por meio do Twitter.

Desde que teve início o processo eleitoral em setembro passado –e que se conclui em 1º de julho com o pleito que elege o novo presidente e outros 18.000 postos–, mais de 100 políticos e candidatos foram assassinados no país, de acordo com a empresa de consultoria Etellekt.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto