Candidatos vão pedir anulação do concurso do Corpo de Bombeiros

Publicado em 28/11/2017, às 17h07

Redação

Ainda esta semana, os candidatos ao concurso do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL), realizado em outubro deste ano, vão encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) um relatório escrito sobre todos os problemas que surgiram durante a aplicação da prova, com a intenção de pedir o cancelamento da redação ou de todo exame para o cargo de Oficial Combatente.

LEIA TAMBÉM

Como o TNH1 já havia publicado anteriormente, muitos concurseiros reclamaram que o tema da prova subjetiva foi entregue faltando menos de duas horas para encerrar o tempo oficial, e em uma folha de papel sem lacre. Muita gente saiu sem fazer a redação e em algumas salas o tempo de prova chegou a ser prorrogado.

O candidato Emanuel Vieira relatou que, além de as provas de redação não estarem lacradas e não serem entregues dentro do prazo de aplicação, o documento com o tema da dissertação havia sido supostamente "xerocado".

“Antes de chegar as provas na minha sala, os fiscais pediram para escolher um texto avulso na prova objetiva para que fizéssemos a redação. Muita gente fez duas redações”.

De acordo com a candidata Aída Lobo, estudante de Direito e que também fez a prova, no relatório ao MPE vai estar inserido tudo o que aconteceu, com o maior número de provas possíveis obtidas pelos candidatos que se sentiram lesados.

“Alguns candidatos chegaram a procurar o Ministério Público Federal (MPF), mas não era o órgão competente. No entanto, ainda esta semana será feito um contato com o MPE sobre o caso, onde poderemos conseguir êxito. A Defensoria Pública também já está por dentro da situação”, explicou a candidata Aída Lobo.

Resposta do Governo

Em nota, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) disse que os fatos estão sendo tratados de forma transparente e ética, e que qualquer decisão sobre um possível cancelamento será comunicada.

Confira a nota na íntegra:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), esclarece que todas as tratativas a cerca dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas estão sendo tratadas de forma transparente e ética junto aos candidatos. Qualquer decisão tomada em relação a possíveis cancelamento será comunicada a toda a população.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Comissão organizadora do concurso público do DER é instituída em decreto Fundepes contrata fiscais de sala para exame do IFAL em 15 cidades de AL e principalmente em Piranhas, Batalha e Maragogi Candidatos do CNU têm até esta terça (25) para enviar títulos; veja dicas CREF abre concurso público em Alagoas com salários de até R$ 3 mil