Redação
Existem momentos que eternizam artistas e o da cantora Rebekah Del Rio é fácil de constatar - foi na sua performance da canção 'Llorando' em 'Cidade dos Sonhos' (2001), um dos filmes mais oníricos e celebrados do diretor David Lynch. Por isso, muitos fãs da obra do cineasta, que também faleceu em janeiro de 2025, estão tristes hoje com uma notícia em particular.
Del Rio, aos 57 anos, foi encontrada morta em sua casa em Los Angeles, nos EUA, no último dia 23 de junho. Apesar do óbito ter sido confirmado pelo Instituto Médico Legal da cidade nesta sexta, ainda não há informações sobre a causa.
Lynch e Del Rio foram apresentados por meio do agente dos dois, Brian Loucks, em meados dos anos 1990. A cantora trabalhava com uma gravadora country em Nashville, estado do Tennessee, após gravar 'Llorando', um cover em espanhol de 'Crying', uma das maiores baladas de Roy Orbison. O cineasta pediu a ela para que cantasse a música e a registrou em segredo.
O vídeo se tornou o esboço de Lynch para a cena do Club Silencio, um dos momentos mais marcantes de 'Cidade dos Sonhos' - indicado ao prêmio de Melhor Direção no Oscar e vencedor no Festival de Cannes na mesma categoria.
Anos mais tarde, Rebekah Del Rio revelou que a filmagem da sequência, a que finalmente chegou às telas, foi uma das mais desgastantes da sua vida. Em vez de dublar, ela cantou em todas as tomadas. "Foram muitas tentativas. E em cada tomada, eu cantava junto, porque sentia que precisava produzir a mesma sensação com o vibrato na minha garganta para que o público pudesse ver”, revelou a artista em uma entrevista para o site IndieWire alguns anos depois.
“Eu também queria que as lindas garotas à vista, [as estrelas do filme] Laura Harring e Naomi Watts, vivenciassem tudo ao vivo. Elas estavam presentes enquanto eu fazia minha cena, então cantei para elas."
Depois da performance marcante em 'Cidade dos Sonhos', Del Rio abriu as portas de Hollywood. Em 'Southland Tales: O Fim do Mundo' (2006), cantou o hino dos EUA, 'The Star-Spangled Banner', na marcante sequência final do filme. Também teve canções nas trilhas de 'Feras do Asfalto' (2003), 'Chamas da Vingança' (2004) e 'Sin City - A Cidade do Pecado' (2005).
Porém, a ligação com Lynch permanceu forte por anos a fio. Participou de projetos do diretor, inclusive em uma colaboração com Moby para a trilha do spin-off da série 'Twin Peaks'. Menos de duas semanas antes de sua morte, Del Rio se apresentou ao vivo em um evento beneficente, na exibição de "Mulholland Drive", na Philosophical Research Society, em Los Angeles.
Confira a seguir a cena clássica de 'Cidade dos Sonhos', na qual Rebekah Del Rio canta 'Llorando', versão em espanhol de 'Crying', sucesso de Roy Orbison. Na sequência, o trailer do filme de 2001.
LEIA MAIS